Muita gente não entende a santidade. Alguns confundem santidade com legalismo, pensam que se pode perder a salvação, pois temos que perseverar (esquecem que cristo não deixa suas ovelhas se perderem), estes também gostam de criar mandamentos que não estão na bíblia, e excluem outros que estão ( típico de legalista, os fariseus também eram assim). Outros, os chamados antinominianos acham que não precisamos ter uma vida de santidade, pois a Deus já nos salvo, e não precisa santidade, Estes não entendem a graça, pois na verdade a graça de Deus é uma graça que santifica, uma graça que nos capacita para obedecer a lei( porém não com perfeição, ainda continuamos pecando) .
Muitos estão enganados, pensando que irão para o céu, mesmo não tendo santidade, muitos que se dizem crentes gostam das coisas do mundo, e odeia as coisas de Deus. A verdade é que ‘’muitos são chamados, mas poucos os escolhidos’’ , muitos naquele dia dirão: ‘’Senhor, Senhor ‘’ e Jesus dirá para eles: ‘’ eu nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que pratiquais a iniquidade’’, muitos estão na igreja só de copo presente, mas na verdade essas pessoas não têm a santidade que sem a qual ninguém verá á Deus, muitos estão na igreja como se ela fosse parque de diversão, e não como um local onde se adora á Deus e aprende sobre a bíblia. Muitos têm uma fé fundada em músicas que quase sempre falam o que você quer ouvir, e não o que você precisa ouvir, quando na verdade a fé tem que está fundada na bíblia, conheço muitos que passam o dia ouvindo músicas gospel, mais não sabe nada sobre bíblia. Uma pessoa que realmente tem a graça de Deus em sua vida terá santidade, a santidade é consequência lógica da graça, é como diz Thiago 2:17 a fé sem obras é morta, se a pessoa realmente tem fé, terá santidade.
Para o ser humanos natural é impossível ter santidade. A santidade é resultado da graça de Deus na vida de uma pessoa. Deus nos deu a lei que é perfeita, mas nós somos vermes pecadores que odeiam as coisas boas, portanto odiamos a lei. Como somos maus, a lei virou escravidão para nós, pois odiamos fazer as coisas boas (essas coisas é que trazem a felicidade, porém somos tão imundos, que preferimos a tristeza e a maldade). Deus teve misericórdia de nós, e mandou o seu filho para que morresse em nosso lugar. Cristo pagou a nossa dívida na cruz, ele se fez maldito por causa de nós, se fez maldito para nos salvar. ’’ ao Senhor agradou moê-lo’’, Deus o desamparou e tudo isso foi para pagar a dívida dos eleitos. Não seguir a cristo é maldade fora da imaginação, não seguir ele é a pior atrocidade que se pode cometer.
A pessoa não pode seguir Deus por conta própria, Deus tem que nos alcançar com sua graça ( que é dom gratuito dele, e se é gratuito não pode ser condicional) Deus é quem faz a obra em nós, não é nós que escolhemos obedecer a bíblia, é Deus que opera em nós esse desejo. Deus foi quem sempre tomou a iniciativa na bíblia para que o povo seja salvo, foi ele quem começou a obra em cada um dos personagens bíblicos. Fico maravilhado quando penso sobre a graça de Deus, pois sempre o homem o rejeitou, o homem rejeitou a lei que Deus nos deu com amor, mas teve misericórdia e pela sua graça somos salvos e aonde abundava o pecado, superabundou a graça. Agora estamos mortos para o pecado, nós não somos mais escravos do pecado, nós agora temos alegria com as coisas de Deus, e ódio pelas coisas do mundo. Fico maravilhado com o amor de Deus. Também formos libertos da lei, pois como já disse a lei é boa, porém o homem é mau, e o homem não gostar da lei, porém Deus sendo rico em misericórdia fez com o que gostamos da lei.
Outra coisa importante, é que Deus não deixa suas ovelhas se perderem. Se uma ovelha se perder Deus busca ela, portanto não podemos perder nossa salvação. Uma pessoa que se está na fé e sai dela, nunca foi realmente um servo de Deus
Antes que alguém diga que eu exagero quanto a maldade humana, pois existem muitas pessoas que não são cristãs e são boas, quero dizer que quem pensa assim está enganados. Se você ler a bíblia irá ver que maldade é não servir a Deus, e nem ter uma vida para glorificá-lo ( os 3 primeiros capítulos de romanos, falam sobre isso, leiam eles). Em romanos 1-3 Paulo fala sobre a maldade humana, vejamos o que diz:
Romanos 1(18-32)
1:18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.
1:19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
1:20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
1:21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
1:22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,
1:23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
1:24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;
1:25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
1:26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
1:27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.
1:28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;
1:29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;
1:30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;
1:31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia;
1:32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.
1:19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
1:20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
1:21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
1:22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,
1:23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
1:24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;
1:25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
1:26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
1:27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.
1:28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;
1:29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;
1:30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;
1:31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia;
1:32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.
Romanos 2
2:1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. 2:2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. 2:3 E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? 2:4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? 2:5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 2:6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras; 2:7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; 2:8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; 2:9 tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego; 2:10 glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego; 2:11 pois para com Deus não há acepção de pessoas. 2:12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 2:13 Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei 2:14 (porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei. 2:15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), 2:16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho. 2:17 Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; 2:18 e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; 2:19 e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, 2:20 instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e da verdade; 2:21 tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? 2:22 Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adultéras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos? 2:23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? 2:24 Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito. 2:25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão. 2:26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? 2:27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, julgará a ti, que com a letra e a circuncisão és transgressor da lei. 2:28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 2:29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. |
Romanos 3
3:1 Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? 3:2 Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. 3:3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? 3:4 De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado. 3:5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) 3:6 De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo? 3:7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador? 3:8 E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa. 3:9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 3:10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um. 3:11 Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. 3:12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 3:13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 3:14 a sua boca está cheia de maldição e amargura. 3:15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 3:16 Nos seus caminhos há destruição e miséria; 3:17 e não conheceram o caminho da paz. 3:18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos. 3:19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; 3:20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 3:21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 3:22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 3:25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 3:26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. 3:27 Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. 3:28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. 3:29 É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, 3:30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão. 3:31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. |
No capitulo um Paulo defende que a maldade dos gentios acontece exatamente porque eles não servem a Deus, não o glorificam, e nem lhe dão graças, enquanto no capitulo 2 que a maldade dos judeus eram por causa que não obedeciam a lei, e eram hipócritas ( mesmo tendo a lei, eles não serviam, não glorificavam, e nem devam graças a Deus) no capitulo 3 ele mostra a situação do homem no geral. Outra coisa importante é que no capitulo 1 ele disse que os gentios que morreram e que teoricamente não tinham como conhecer Deus, não tinham desculpas pois a própria natureza testifica a respeito de Deus., então saiba que todos que morreram sem ouvir o evangelho estão no inferno.
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