sábado, 19 de março de 2011

A soberana soberania de Deus(1)


  Vou falar sobre a soberania de Deus, o Senhor é soberano sobre todos os detalhes, nada escapa de seu controle, estava tendo uma dificuldade em compreender essa doutrina, mas já estou entendendo.
  
  Termos que evitar os exageros hipercalvinista, que pensa que tudo é fatalismo, a teologia reformada não nega a livre-agência humana, ela apenas crê na soberania de Deus. O problema que as pessoas têm em começa a entender essa doutrina é que não entendem que somos livres até o ponto aonde não vai contra a soberania de Deus, muitos pensam que a soberania de Deus vai até onde não atacar a liberdade humana, mas na verdade é o contrario. Precisamos saber que Deus é soberano sobre tudo o que acontece, ele predestinou cada fato que aconteceu, mais de modo que ele não é o autor do pecado, nem nossa liberdade acabada, nós como seres humanos não conseguimos entender isso, isso é um paradoxo maior do que nossa capacidade humana pode raciocinar, talvez seja por isso que alguns calvinistas acabam exagerando nisso e reduzindo nossa teologia a fatalismo, querem entender o impossível de se entender, não que seja contra que alguém queria entender isso, mas essa pessoa sempre tem que ter em mente que Deus não é o autor do pecado nem nossa liberdade é acabada.

   Acredito e muito na soberana soberania de Deus, até porque se um grão de areia no pulmão de Cromwell mudou a história da Inglaterra, um grão de areia poderia muda  o curso da redenção, ou seja, um grão de areia poderia atrapalha a vontade de Deus, e sabemos que isso não é possível, acredito e estou persuadido também que temos uma livre-agência, ou seja que escolhemos nossos atos(embora debaixo da soberania de Deus) e que Deus não é o ator do pecado, penso que pelo fato de Deus não ser o autor do pecado, significa que a causa do nosso pecado não é Deus, a causa do pecado somos nós, Deus nos entregou ao pecado? Sim, e isso é bíblico, em romanos 1 Paulo fala um pouco sobre isso(só que ele mesmo providenciou salvação para alguns desses homens) , mas ele não  faz o homem pecar, o homem peca porque pela sua livre-escolha ele o faz ( a natureza do homem o induz a isso, pois sempre fazemos aquilo que nosso vontade pede).
 
   Recomendo que leiam o livro eleitos de Deus e do sola gratia do Dr.sproul, já estou lendo os eleitos de Deus(depois faço outra postagem baseado no estudo do livro), tem também uma postagem no blog o Tempora, o mores! Chamada eu no sei, que o Dr. Augustus fala sobre o tema

Nenhum comentário:

Postar um comentário