sexta-feira, 27 de maio de 2011

OS POUCOS- Os que serão salvos


    Primeiramente quero dizer-lhes que não existe pessoa comum. Todos os homens que existiram,  que existem e que ainda vão existir, serão  um glorioso ser celestial, ou um abominável ser das profundezas do inferno.
     A maioria das pessoas pensa que estão entre os que serão um ser celestial, a maioria das pessoas pensa que irão para o céu, ninguém pensa que vai ao inferno, mas muitos vão!
    Vejamos agora o que diz a Bíblia sobre isso: ‘’  Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. ‘’(Mateus 7:13-14);  Assim percorria Jesus as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém. E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que se salvam? Ao que ele lhes respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.  Quando o dono da casa se tiver levantado e cerrado a porta, e vós começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, abre-nos; e ele vos responder: Não sei donde vós sois;  então começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas;  e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.   Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora’’. (Lucas 13:22:28)    Veja que a bíblia tem uma opinião diferente da opinião popular. A Bíblia ensina que poucas pessoas vão para o céu, poucos andam pelo caminho (que é Jesus). E ainda, ensina que muitos dos que se consideram cristão não serão salvos: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?  Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade’’(Mateus 7:21-23)
      Existem 2 caminhos, um estreito que levar ao céu( Deus) e outro largo que leva ao inferno( todas as outras coisas). Quem anda pelo caminho estreito, que é Jesus (João 14:6) Não é como as outras pessoas, não são como o mundo, estão no mundo, porém não são do mundo. O fato de cristãos não serem do mundo tem um significado muito mais forte do que aparenta, isso quer dizer que são diferentes do mundo, não fazem as coisas que o mundo gosta de fazer, de fato são pessoas separadas do mundo. O verdadeiro cristão está crucificado para o mundo, e o mundo para ele ( gálatas 6:14).
      Aqueles que serão salvos darão frutos ( Mateus 7:16-20) Amigo, não existe cristão carnal, não existe cristão que vive como o mundo, se nascemos de novo, como pode o velho homem habitar em nós? Se somos moradas do Espírito, como podemos agir como o mundo?  
      Vejamos alguns versículos:  ‘’Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?  Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.  Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;  sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.  Pois quem está morto está justificado do pecado.  Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,  sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele.  Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus.  Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.  Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências;  nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. ‘’(Romanos 6 1-14) A graça não permite o pecado, pelo contrário, ela destrói o pecado, pois quem está na graça morreu para o pecado. Mas o que quero realmente expor dessa passagem é que aqueles que estão na graça ( os que são salvos) estão mortos para o pecado, se uma pessoa não está morta para o pecado é sinal que ela não está na graça. Os salvos têm um amor pelas coisas que Deus ama, e um ódio pelas coisas que Deus odeia. Um verdadeiro Cristão não quer ser como o mundo, não quer ser como famosos, querem ser como Jesus Cristo!  ‘’Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia’’(João 15:19) Aqui vemos que o mundo odeia os cristãos, os cristãos não pertencem ao mundo, será que o mundo aprova ou reprova você? O mundo reprova aqueles que defendem a Bíblia, os intitulam de ‘’fundamentalistas odiosos’’  será que você é reprovado pelo mundo?
      Meu amigo, aqueles que são ovelhas de Cristo, aqueles que são salvos por ele, são separados do mundo. As ovelhas de cristo têm prazer na santidade, prazer em viver para a glória de Deus. As ovelhas de Cristo são por ele resgatas e regeneradas, Deus é quem santifica suas ovelhas, ora se é ele quem santifica, como pode elas viverem em pecado? Elas pecam, porém odeiam pecar, e não vivem no pecado.  
      Lembre-se que os salvos têm frutos, e que poucos serão os salvos. Existe uma santidade que sem a qual ninguém verá Deus. Quem está no caminho estreito tem essa santidade, porém quem não está, não tem.
        



sábado, 14 de maio de 2011

A Verdadeira Vida Cristã


    O verdadeiro cristão não apenas adora Deus, não apenas vai á igreja, não apenas coloca Deus como algo importante. O crente verdadeiro coloca Deus no centro de sua vida, o crente verdadeiro dá a sua vida para Deus, o crente verdadeiro vive para glorificar  Deus!
   
    No reino dos céus não existe meio termo, ou você é ou você não é. Crente que faz de Deus um acessório não é um crente verdadeiro. A Bíblia é clara: temos que dá a vida para Jesus! Se verdadeiramente uma pessoa aceitou Jesus, ela dá a vida para ele, ela vai passar a viver uma nova vida!

    Existem dois tipos de pessoas: os escravos do pecado, e os escravos de Cristo. Os crentes verdadeiros são escravos de cristo, tudo o que ele faz é para a glória de Deus, a sua única preocupação é se está ou não glorificando Deus!  O verdadeiro crente irá fazer cloro ao apóstolo Paulo: ‘’Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro’’. (filipenses 1:20-21)  Se você olhar o contexto irá ver que Paulo falava sobre sofrimento. Paulo não estava preocupado se iria sofrer ou não, ele estava preocupado se Cristo seria glorificado. Paulo não se importava de morrer (a morte para ele era lucro) o que ele se importava era engrandecer Cristo. Em Paulo podemos ver um exemplo de como ser cristão, tudo que a pessoa faz é para a glória de Deus. Penso que isso é a essência do ser cristão: viver para Deus, não ter nada que ocupe o seu coração a não ser Deus.

   A alegria e o prazer consistem exatamente em rejeitar a própria vida e viver para Deus. A maioria das pessoas pensa que o prazer é fazer a vontade da carne, a própria vontade, porém a alegria consiste em viver para Deus. Até mesmo a dor é alegria para quem viver para a glória de Deus: ‘’Retiraram-se, pois da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus. ’’(atos 5:41) Nessa passagem os apóstolos haviam sofrido repreensão por parte do sinédrio por confessarem Cristo. Mas eles ao invés de ficarem tristes, ficaram felizes, pois estavam fazendo a única coisa que eles se preocupavam: glorificando Deus.  A maioria das pessoas pensa que felicidade é ter uma boa casa, um bom emprego, ‘’curtir a vida’’  e etc. Porém a Bíblia mostra que felicidade é viver para a glória de Deus, ser um servo de Deus, entregar a vida para Deus, mesmo que seja pela dor que fazemos isso. Para um verdadeiro crente ‘’curtir a vida’’ é rejeita a vida e entregá-la para Jesus, sofrer por Cristo ( ou seja, viver para a glória de Deus) . 

   Está vendo como tudo se encaixa? Quando acontece a regeneração, então nascemos de novo. Quando nascemos de novo, então não mais vivemos nossa vida, agora Cristo vive em nós. Quando Cristo passa a viver em nós, então colocaremos Deus no centro de tudo. Quando colocamos Deus no centro de tudo então passamos a viver para a glória de Deus, nada mais importa senão glorificar Deus. Teremos prazer em viver uma vida para a glória de Deus, teremos prazer em sofrer por Deus, esse é o ‘’curtir a vida’’ cristão. A santidade é exatamente viver para a glória de Deus se alegrando nele, pois não teremos mais prazer nas coisas desse mundo, antes nossa comida é fazer a vontade do pai, nosso prazer é viver para a glória de Deus.
 

Richard Baxter – Orientações para Odiar o Pecado (Parte 4)

IX. Orientação – Considere seu primeiro e principal trabalho matar o pecado em sua raiz; limpar o coração, que é a fonte; pois é do coração que vem todo o mal em nossa vida. Saiba quais são as principais raízes; e use o seu maior cuidado e diligência para mortificá-las, especialmente as seguintes:
  1. Ignorância.
  2. Incredulidade.
  3. Inconsideração.
  4. Egoísmo e orgulho.
  5. Carnalidade, em agradar um apetite, luxúria e fantasia selvagens.
  6. Insensibilidade, dureza de coração e sonolência no pecado.
. . X. Orientação – Conte o mundo todo e todos os seus prazeres; honras e riquezas não são melhores do que aparentam ser; assim satanás não vai conseguir encontrar iscas para te pegar. Como Paulo, considere tudo como esterco (Fil. 3:8) e nenhum homem vai pecar e vender sua alma, pois ele conta estas coisas como esterco.

. . XI. Orientação – Mantenha-se em conversas celestiais, e então sua alma estará sempre na luz, assim como aos olhos de Deus; e ocupe-se com aqueles afazeres e deleites que o livram do prazer com as iscas do pecado.

. . XII. Orientação – Que seu trabalho diário seja ser um cristão vigilante; embora haja distração e um medo desencorajador, nutra a perseverança.

. . XIII. Orientação – Preste atenção no começo do pecado e suas primeiras abordagens. Oh quão grande diferença faz um pouco desse fogo aceso! E se você cair, levante rápido através de um profundo arrependimento, não importando o quanto isso pode te custar.

. . XIV. Orientação – Faça do seu único labor e regra diligente o entender a Palavra de Deus.

. . XV. Orientação – Em casos de dúvidas, não se aparte facilmente do julgamento unânime da maioria dos sábios e piedosos de todas as épocas.

. . XVI. Orientação – Não seja precipitado nem aja por emoções, mas proceda deliberadamente e prove bem todas as coisas antes de se firmar nelas.

. . XVII. Orientação – Esteja familiarizado com a sua temperatura corporal e em quê o pecado é mais inclinado a você, e também em que situação o pecado te deixa mais vulnerável, e nisso você deve ser mais rigoroso.

. . XVIII. Orientação – Mantenha sua vida em ordem santa, tal como Deus ordenou que você vivesse. Pois não há preservação para os retardatários que não se mantém no caminho, que abandonaram a ordem e o mandamento de Deus. E esta ordem está principalmente nestes pontos:
  1. Que você mantenha união com a universal igreja. Não esteja separado do corpo de Cristo sobre qualquer pretensão que seja. Esteja na igreja como um regenerado, mantendo a comunhão espiritual em fé, amor e santidade; como um congregado, mantendo a comunhão externa, na profissão de fé e na adoração.
  2. Se vocês não são mestres, vivam sob seus fiéis pastores como obedientes discípulos de Cristo.
  3. Que os mais piedosos, se possível, sejam seus amigos íntimos.
  4. Seja esforçado em algum chamado externo.
. . XIX. Orientação – Coloque todas as providências de Deus, quer a prosperidade ou adversidade, contra seus pecados. Se ele te der saúde e prosperidade, lembre-se que por meio disso Ele requer sua obediência e tem um chamado especial para você. Se Ele te afligir, lembre-se que pode ser algum pecado pelo qual Ele está ofendido; portanto, agarre isso como Seu remédio e veja que você não obstrua essa obra, mas seja diligente, pois isso pode purgar seu pecado.

. . XX. Orientação – Espere pacientemente em Cristo até que ele tenha realizado a cura, que não acabará até que essa árdua vida chegue ao fim. Persevere na assistência do Seu Espírito e dos Seus meios; pois Ele virá no tempo certo e não tardará. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós com a chuva serôdia que rega a terra” (Os. 6:3). Ainda que você diga: “Não há cura para nós” (Jer. 14:19) “Eu curarei sua infidelidade, eu de mim de mesmo os amarei” (Os. 14:4). “Mas para vós outros que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas” (Mal. 4:2) “e bem-aventurado todos os que nele esperam” (Is. 30:18).

. . Deste modo, eu dei algumas orientações que podem ser úteis para o ódio ao pecado, humilhação e libertação dele.


Fonte: voltemos ao evangelho

Richard Baxter – Orientações para Odiar o Pecado (Parte 3)

 Embora a principal parte da cura seja fazer com que a vontade odeie o pecado, e isso é feito descobrindo sua malignidade; eu ainda adicionarei mais algumas orientações para a parte prática, supondo que o que já foi dito tenha causado efeito.

. . I. Orientação – Quando você descobrir a sua enfermidade e perigo, se entregue a Cristo como o Salvador e médico de almas, e para o Espírito Santo como seu Santificador, lembrando que ele é suficiente e disposto a fazer o trabalho que Ele mesmo prometeu fazer. Não são vocês que devem salvar e santificar a vocês mesmos (a não ser que vocês façam isso através de Cristo). Mas aquele que assumiu fazê-lo, o faz para a sua glória.

. . II. Orientação – Você deve estar preparado a ser obediente em aplicar os remédios que Cristo prescreveu a você; e observando as Suas orientações para que haja cura. Não seja tímido ou fraco dizendo que é muito amargo e muito dolorido; mas confie em Seu amor e no Seu cuidado; pegue aquilo que Ele te prescreveu ou te deu e não adicione mais nada. Não diga: “É muito penoso, e eu não consigo”. Porque o que Ele te ordena é seguro, proveitoso, e necessário; e se você não consegue, tente então carregar sobre você sua enfermidade, morte e o fogo do inferno! São a humilhação, confissão, restituição, mortificação e a santa diligência piores que o inferno?

. . III. Orientação – Veja que você não tome parte com o pecado, nem dispute ou lute contra seu Médico, ou com qualquer coisa que lhe faça bem. Justificar o pecado, ir em direção a ele e subestimá-lo, lutar contra o Espírito e a consciência, ir contra os ministros e amigos piedosos, odiando a disciplina; estes não são os meios pelos quais você será curado e santificado.

. . IV. Orientação – Veja aquela malignidade em cada um dos seus pecados particulares, que você pode ver e dizer que é generalizada. É um grotesco engano de vocês mesmo, se você vai falar muito do mal do pecado e não ver nenhuma malignidade em seu orgulho, em seu mundanismo, paixões e perversidades, em sua malícia e severidade, em suas mentiras, maledicências, escândalos, ou pecando contra a consciência por comodidade e segurança mundana. Que contradição é um homem orar e agravar seu pecado, e quando ele é reprovado por isso, tentar se esquivar ou justificar-se. É como se ele fosse falar contra a traição e contra os inimigos do rei, mas porque os traidores são os seus amigos e parentes, irá proteger ou escondê-los e tomar parte com eles.

. . V. Orientação – Mantenha-se o mais longe que puder das tentações que alimentam e fortalecem o pecado que você dominaria. Ponha um cerco em seus pecados e os deixe morrer de fome afastando a comida e o combustível que o mantém vivo.

. . VI. Orientação – Viva no exercício das graças e deveres que são contrários ao pecado que você está mais em perigo. Pois a graça e o dever são contrários ao pecado, isso o mata e nos cura, como o fogo nos cura do frio ou como a saúde nos cura da doença.

. . VII. Orientação – Não seja enfraquecido ouvindo a incredulidade e a desconfiança, e não jogue fora os confortos de Deus, pois eles são sua força e podem te encorajar. Não é assustador, deprimente, nem desesperadamente desencorajador, estar apto a resistir ao pecado; mas o senso do amor de Deus e o senso de gratidão da graça recebida é um grande encorajamento (com temor cauteloso).

. . VIII. Orientação – Sempre suspeite do amor próprio carnal, fique atento a isso. Pois essa é a fortaleza onde o pecado se esconde, e é também o seu patrono; sempre pronto para te arrastar para o pecado e para justificá-lo. Nós somos sempre muito propensos a sermos parciais em nosso próprio caso; como no caso de Judá com Tamar e Davi quando Natã o reprovou em sua parábola; isso mostra nossas próprias paixões, nosso próprio orgulho, nossa própria censura, nossa própria maledicência, nossas relações prejudiciais, nossa negligência nos deveres; estas coisas para nós parecem pequenas, desculpáveis, senão justificáveis. Considerando que poderíamos ver facilmente a culpa disso tudo nos outros, especialmente em um inimigo, deveríamos estar ainda mais familiarizado conosco e deveríamos amar mais a nós mesmos e, portanto odiando mais ainda nossos próprios pecados.



Fonte: voltemos ao evangelho

Richard Baxter – Orientações para Odiar o Pecado (Parte 2)

VI. Orientação - Pense bem quão puros e doces deleites uma alma santa pode desfrutar de Deus em Sua santa adoração; e então você verá o que o pecado é, pois ele rouba-nos destes deleites e prefere uma luxúria carnal ao invés deles. Oh com quão grande felicidade poderíamos realizar cada dever, quão grandes frutos poderíamos produzir servindo nosso Senhor, e que deleites encontraríamos em Seu amor e aceitação, e como pensaríamos mais na bem-aventurança eterna, se não fosse o pecado; o qual afasta as almas dos portões dos céus, e as faz cair, como um suíno, no seu amado lamaçal.

. . VII. Orientação - Considere a vida que você deverá viver para sempre, se você for para o céu; e a vida que os santos vivem lá agora; e então não pense que o pecado, que é tão contrário a isso, não seja uma coisa tão vil e odiosa. Ou você viverá no céu, ou não. Se não, você não é um daqueles para quem eu falo. Se você for, você sabe que lá não há prática de pecado; não há mente mundana, orgulho, paixões, luxúria e prazeres carnais lá. Oh se você pudesse ver e ouvir apenas uma hora, como aqueles abençoados espíritos estão elevadamente amando e magnificando o glorioso Deus em pureza e em santidade, e quão longe eles estão do pecado, isso faria você repugnar o pecado e ver os pecadores num estado de extrema decadência como homens nus nadando em seus excrementos. Especialmente, pensar que vocês têm esperança de viver para sempre com aqueles santos espíritos; e, portanto o pecado será desgostoso para você.

. . VIII. Orientação - Olhe para o estado e tormento dos condenados, e pense bem na diferença entre anjos e demônios, e aí saberá o que é o pecado. Anjos são puros; demônios são sujos; santidade e pecado são extremos. Pecado habita no inferno, e santidade no céu. Lembre-se que toda tentação vem do diabo, para fazer você ser como ele; e toda santa disposição vem de Cristo, para fazer você como Ele. Lembre-se que quando você peca, você está aprendendo e imitando o diabo, e está até agora sendo como ele (João 8:44). E o fim de tudo isso é que você sinta também os sofrimentos dele. Se o inferno de fogo não é bom, então o pecado não é também.

. . IX. Orientação - Sempre veja o pecado como alguém que está pronto a morrer e considere como todo homem o julga no final. O que os homens no céu dizem a respeito do pecado? O que os homens no inferno dizem a respeito do pecado? E o que os homens à beira da morte dizem a respeito do pecado? E o que as almas convertidas e as consciências despertadas dizem? O pecado traz deleite e é algo que eles não temem como é agora? Eles o aplaudem? Irão alguns deles falar bem do pecado? Porém, todo mundo fala mal do pecado em geral agora, mesmo quando eles amam e cometem diversos atos; Você irá pecar quando estiver à beira da morte?

. . X. Orientação - Sempre veja o pecado e o julgamento juntos. Lembre-se que você terá que responder por isso diante de Deus, dos anjos, e de todo o mundo; e você o conhecerá melhor.

. . XI. Orientação - Olhe para a doença, pobreza, vergonha, desespero, podridão e morte na sepultura; e isso vai te ajudar um pouco a entender o que é o pecado. Estas são coisas que estão diante de ti e em seus sentimentos; você não precisa de fé para entendê-las. E por tais efeitos você poderá entender um pouco da sua causa.

. . XII. Orientação - Olhe para algumas pessoas santas e eminentes sobre a terra e para o louco, profano e maligno mundo. E a diferença vai te dizer em parte o que é o pecado. Não há afabilidade numa pessoa santa e irrepreensível, que vive em amor para com Deus e para com as pessoas, e na alegre esperança da vida eterna? Não é um abominável beberrão, promíscuo, blasfemador, malicioso, perseguidor, uma criatura muito repugnante e deformada? Não é uma visão muito miserável o estado ímpio, louco, confuso e ignorante deste mundo? Não é nisso tudo em que o pecado consiste?



Fonte:Voltemos ao evangelho

Richard Baxter – Orientações para Odiar o Pecado (Parte 1)

I. Orientação - Se esforce tanto para conhecer a Deus quanto para ser afetado pelos Seus atributos. Viva sempre diante Dele. Ninguém pode conhecer o pecado perfeitamente porque ninguém pode conhecer Deus perfeitamente. Você não pode conhecer o pecado mais do que você conhece a Deus, contra quem o seu pecado é cometido; a malignidade formal do pecado é relativa, pois é contra a vontade e os atributos de Deus. O homem piedoso tem algum conhecimento da malignidade do pecado porque ele tem algum conhecimento do Deus que é ofendido pelo mesmo. O ímpio não tem um conhecimento prático e prevalente da malignidade do pecado porque eles não têm um conhecimento de Deus. Aqueles que temem a Deus temerão o pecado; aqueles que em seus corações são irreverentes e impertinentes para com Deus, serão, em seus corações e em suas vidas, a mesma coisa para com o pecado; o ateísta, que acha que não existe Deus, também acha que não há pecado contra Ele. Nada no mundo inteiro irá nos mostrar de maneira tão simples e poderosa a maldade do pecado, do que o conhecimento da grandeza, bondade, sabedoria, santidade, autoridade, justiça, verdade, e etc., de Deus. Portanto, o senso da Sua presença irá reviver em nós o senso da malignidade do pecado.

. . II. Orientação - Considere bem o ofício de Cristo, Seu sangue derramado e Sua vida santa. Seu ofício é expiar o pecado e destruí-lo. Seu sangue foi derramado por ele. Sua vida o condenou. Ame a Cristo e você odiará o que causou Sua morte. Ame-O e você irá amar ser feito à imagem Dele, e odiará aquilo que é tão contrário a Ele.

. . III. Orientação - Pense bem o quão santo é a obra e o ofício do Espírito Santo, e quão grande misericórdia isto é para nós. Irá o próprio Deus, a luz celestial, descer a um coração pecaminoso para iluminá-lo e purificá-lo? E ainda devo manter minha escuridão e corrupção, em oposição a essa maravilhosa misericórdia? Embora nem todo pecado contra o Espírito Santo seja uma blasfêmia imperdoável, tudo é ainda mais agravado por meio disso.

. . IV. Orientação - Considere e conheça o maravilhoso amor e a misericórdia de Deus, e pense no que ele tem feito por você e você odiará o pecado, e terá vergonha dele. É um agravamento do pecado até mesmo para a razão comum e a ingenuidade, que devemos ofender um Deus de infinita bondade que encheu nossas vidas de misericórdia. Você será afligido se você tem injustiçado um extraordinário amigo; seu amor e sua bondade virão aos seus pensamentos e você sentirá raiva de sua própria maldade. De um lado veja a grande lista das misericórdias de Deus pra você, para sua alma e seu corpo. Do outro, observe satanás, escondendo o amor de Deus de você, e tentando você debaixo de uma pretensa humildade de negar Sua grande e especial misericórdia; procurando destruir seu arrependimento e humilhação escondendo também o agravamento do seu pecado.

. . V. Orientação - Pense no propósito da existência da alma humana. Para que ela fora criada? Para amar, obedecer, e glorificar nosso Criador; e você verá o que é o pecado, pois ele perverte e anula esse propósito. Quão excelentemente grande e santa é a obra para o qual fomos criados e chamados para fazer! E deveríamos desonrar o templo de Deus? E servir ao diabo em sua imundície e tolice, quando deveríamos receber, servir, e glorificar nosso Criador?



Fonte: Voltemos ao evangelho

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Que é Ser Calvinista?


  O que é ser calvinista? Ser calvinista é você acredita no fundo do ser, de que não passa de um verme pecador, rebelde, que não vai seguir Deus, a menos que o Senhor aja. É Acreditar que é Morto em pecado, e que todo o mérito da salvação é de Deus.
   
  Ser calvinista é saber que todo o mérito de sua santidade, de suas obras, de seu ministério, de ser um mártire, de ser herói da fé, não é seu, mas de Deus que resgatou um verme. Ser calvinista é acreditar as suas mudanças á Deus. É ainda, saber que se Deus não tivesse me escolhido, eu nunca iria escolher ele.
   
   Ser calvinista é acreditar que Deus não deixa suas ovelhas se perderem, acreditar que Deus que começar a obra na vida de uma pessoa não deixa pela metade. Ser calvinista é está seguro que é salvo, porém sempre perseverante ( arminianos gostam de dizer que se não perdemos a nossa salvação, então não vamos perseverar).
   
  Ser calvinista é ainda, saber que não decidiu se converter, Cristo é que chamou dentre os mortos. Ser calvinista é saber que a pessoa não  nasce de novo quando vai prá frente da igreja, e sim quando Deus chama.
   
    Ser calvinista é acreditar que ninguém pode frustrar os planos de Senhor, e que Jesus veio para salvar vidas, sendo assim não pode ter morrido por todos e nem se arriscar em salvar ninguém.

Dez Efeitos de Se Crer nos Cinco Pontos do Calvinismo

 
Por: John piper

Estes dez pontos são meu testemunho pessoal dos efeitos de se crer nos cinco pontos do Calvinismo. Eu tinha acabado de completar o ensino num seminário sobre este assunto, quando fui solicitado pelos membros da classe para que publicasse essas reflexões, de forma que eles pudessem ter acesso a elas. Estou muito feliz de assim o fazer. Apesar do conteúdo dessas reflexões estar disponível numa fita do Desiring God Ministries, eu o coloquei aqui para um aproveitamento mais amplo, na esperança de que elas possam motivar outros a investigar, como os Bereanos, para ver se a Bíblia ensina o que eu chamo de “Calvinismo”.

1. Estas verdades me fazem permanecer no temor de Deus e me guiam à profundidade da adoração centrada em Deus.
Eu me recordo o tempo quando eu primeiramente observei, enquanto ensinava Efésios no Colégio Betel no final da década de 70, a tripla declaração do objetivo de toda obra de Deus, a saber, “para o louvor da glória de Sua graça” (Efésios 1:6,12,14).
Isto me leva a ver que não podemos enriquecer a Deus e que, portanto, Sua glória brilha mais claramente, não quando tentamos satisfazer Suas necessidades, mas quando estamos satisfeitos nEle, como a essência de nossos feitos. “Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória pois a Ele eternamente” (Romanos 11:36). A adoração se torna um fim em si mesma.
Isto tem me feito sentir quão fracas e inadequadas são minhas afeições, de forma que os Salmos de desejos tornam-se vivos e fazem a adoração intensa.

2. Essas verdades ajudam a me proteger de brincar com as coisas divinas.
Uma das maldições de nossa cultura é a banalidade, atração, inteligência. A televisão é o principal sustentador de nosso vício à superficialidade e trivialidade.
Deus é varrido nisto. Por conseguinte, a brincadeira com as coisas divinas.
Seriedade não é excessiva em nossos dias. Ela pode alguma vez ter sido. E, sim, há desequilíbrios em certas pessoas hoje, que parecem não ser capazes de relaxar e falar sobre o tempo.
Robertson Nicole disse de Spurgeon, “O evangelismo do tipo humorístico [poderíamos dizer crescimento de igreja do tipo marketing] pode atrair multidões, mas ele reduz a alma a cinzas e destrói os genuínos germes da religião. O Sr. Spurgeon é freqüentemente considerado por aqueles que não conhecem seus sermões, como tendo sido um pregador humorista. Para dizer a verdade, não houve nenhum pregador cujo tom fosse mais informalmente sério, reverente e solene” (Citado na Supremacia de Deus na Pregação, p. 57).

3. Estas verdades fazem com que me maravilhe com minha própria salvação.
Após expor a grande obra de salvação de Deus em Efésios 1, Paulo ora, na última parte deste capítulo, para que o efeito desta teologia seja a iluminação de nossos corações, para que nos maravilhemos na nossa esperança, e nas riquezas da glória de nossa herança, e no poder de Deus que opera em nós – isto é, o poder para ressuscitar os mortos.
Todo motivo de vanglória é removido. Alegria e gratidão de um coração quebrantado abundam.
A piedade de Jonathan Edwards começa a crescer. Deus nos dá uma prova de Sua própria majestade e nossa própria perversidade e então, a vida Cristã se torna uma coisa muito diferente da piedade convencional. Edwards a descreve belamente quando ele diz,
“Os desejos dos santos, embora sérios, são desejos humildes: sua esperança é uma esperança humilde, e sua alegria, mesmo quando ela é indizível, e cheia de glória, é humilde, uma alegria de um coração quebrantado, e deixa o Cristão mais pobre em espírito, e mais semelhante a uma pequena criança, e mais disposto a uma submissão universal de comportamento (Religious Affections, New Haven: Yale University Press, 1959, pp. 339s).

4. Estas verdades me fazem alerta para os substitutos antropocêntricos que se apresentam como boas novas.
Em meu livro, Os Prazeres de Deus (2000), pp. 144-145, eu mostro que no século XVIII, na Nova Inglaterra, o declínio da crença na soberania de Deus levou ao Arminianismo, e então ao universalismo, e então ao Unitarismo. A mesma coisa aconteceu na Inglaterra no século XIX, após Spurgeon.
O livro de Iain Murray, Jonathan Edwards: Uma Nova Biografia (Edinburgh: Banner of Truth, 1987), p. 454, documenta a mesma coisa: “As convicções calvinistas diminuíram na América do Norte. No progresso do declínio que Edwards tinha com razão alertado de antemão, aquelas igrejas Congregacionais da Nova Inglaterra que tinham abraçado o Arminianismo após o Grande Despertamento, gradualmente se moveram para o Unitarismo e universalismo, guiados por Charles Chauncy”.
Você pode ler também no livro de J.I. Packer, Quest for Godliness [1] (Wheaton, IL: Crossway Books, 1990), p. 160, como Richard Baxter abandonou estes ensinamentos e como as gerações seguintes colheram uma colheita amarga na igreja de Baxter, em Kidderminster.
Estas doutrinas são um baluarte contra os ensinamentos antropocêntricos em muitas formas, que gradualmente corrompem a igreja e a fazem fraca internamente, enquanto tudo parece forte ou popular.
1 Timóteo 3:15, “A igreja do Deus vivo [é] o pilar e o baluarte da verdade”.

5. Estas verdades me fazem gemer diante da indescritível doença de nosso século: uma cultura que faz pouco caso de Deus.
Eu dificilmente posso ler o jornal ou ver um anúncio na TV ou na billboard [2] sem sentir o peso de que Deus está ausente.
Quando Deus é a principal realidade no universo e é tratado como uma não-realidade, eu tremo diante da ira que está sendo entesourada. Eu sou capaz de ficar chocado. Muitos cristãos estão sedados com a mesma droga que o mundo está. Mas estes ensinos são um grande antídoto.
E eu oro por despertamento e avivamento.
E tento pregar para criar um povo que são tão saturados de Deus, que eles mostrarão e falaram sobre Deus em tudo lugar, e em todo tempo.
Nós existimos para reafirmar a realidade de Deus e a supremacia de Deus em tudo da vida.

6. Estas verdades me fazem confiar que a obra que Deus planejou e começou, Ele terminará – tanto globalmente como pessoalmente.
Este é o ponto de Romanos 8:28-39.
E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

7. Estas verdades me fazem ver tudo à luz dos propósitos soberanos de Deus – Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente.
Tudo da vida se relaciona com Deus. Não há compartimento onde Ele não seja todo-importante e Aquele que dá significado à todas as coisas. 1 Coríntios 10:31.
Vendo o soberano propósito de Deus se desenvolvendo na Escritura, e ouvindo Paulo dizer que “Ele faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade” (Efésios 1:11) me faz ver o mundo desta maneira.

8. Estas verdades me fazem esperançoso de que Deus tem a vontade, o direito e o poder de responder orações para que as pessoas sejam transformadas.
A garantia de oração é que Deus pode interromper e mudar as coisas – incluindo o coração humano. Ele pode mudar a vontade ao redor. “Santificado seja Teu nome” significa: faça com que as pessoas santifiquem Seu nome. “Possa Sua palavra correr e ser glorificada” significa: faça com que os corações sejam abertos para o evangelho.
Devemos tomar as promessas do Novo Concerto e implorar a Deus para que as cumpra em nossas crianças e em nossos vizinhos, e entre todas os campos missionários do mundo.
“Deus, tire o coração de pedra deles e lhes dê um coração de carne” (Ezequiel 11:19).
“Senhor, circuncide os seus corações, para que eles Te amem” (Deuteronômio 30:6).
“Pai, coloque Teu Espírito dentro deles e faça com que eles andem em Teus estatutos” (Ezequiel 36:27).
“Senhor, conceda-lhes arrependimento e o conhecimento da verdade, para que eles possam espaçar das ciladas do diabo” (2 Timóteo 2:25-26).
“Pai, abras os seus corações, para que eles creiam no evangelho” (Atos 16:14).

9. Estas verdades me fazem lembrar que o evangelismo é absolutamente essencial para que as pessoas venham a Cristo e sejam salvas, e que há grande esperança para o sucesso no conduzir as pessoas à fé, mas que a conversão não é, no final das contas, dependente de mim ou limitada pela dureza do incrédulo.
Assim, isto dá esperança ao evangelismo, especialmente nos lugares difíceis e entre povos duros.
João 10:16, ” Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz”
Isto é obra de Deus. Se arremesse nela com abnegação.

10. Estas verdades me asseguram de que Deus triunfará no fim.
Isaías 46:9-10: “Eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade;
Resumindo todos estes pontos: Deus recebe a glória e nós a alegria,

NOTAS DO TRADUTOR
[1] – Publicado no Brasil pela Editora Fiel, com o título “Entre os Gigantes de Deus: Uma Visão Puritana da Vida Cristã”.
[2] – Revista semanal americana dedicada à música e às gravadoras (inclui a colocação semanal das músicas mais pedidas e os álbuns mais vendidos).

  Tradutor: Felipe Sabino de Araújo Neto

sábado, 7 de maio de 2011

Sem Santidade Ninguém Verá Deus


   Uma verdade esquecida por grande parte dos evangélicos brasileiros é que existe uma santidade que sem a qual ninguém verá o Senhor
  
   A Bíblia deixa claro que sem santidade a pessoa não é salva. Jesus pregava que sem frutos ninguém vai para o céu, a árvore sem bons frutos é cortada e jogada no fogo. Os frutos são características dos salvos, se uma pessoa realmente é renascida a pessoa tem frutos, uma pessoa que se diz renascida mais não tem frutos deve pensa seriamente se realmente é renascida.
  
   A própria natureza da graça mostra que sem santidade ninguém verá a Deus. Ora como viveremos no pecado, nós que para ele morremos? Se morremos para o pecado, então logicamente não podemos viver no pecado. Os salvos morreram com Cristo na cruz, não é mais o salvo que habita em si, Cristo é quem habita nos salvos, se é cristo quem habita como pode ele viver sem santidade? Se a velha criatura morre, como pode a nova criatura viver como a velha? Como podemos ver, não existe salvo que não seja regenerado, que não esteja em santificação, um salvo será nova criatura, ele vai morrer para o pecado, ele vai ter um ódio pelo pecado, e um amor por Deus.

 Hoje é muito comum uma pessoa que frequenta uma igreja, falar com seu pastor ou líder, sobre a sua salvação, e tal líder pegar um versículo isolado, e disse que ele já aceitou Jesus e, portanto já é salvo. Esse tipo de ensinamento é muito errado, o que esse líder está fazendo é basicamente dá um remédio para a pessoa dormir, para que ela acorde no inferno!

Muitos acham que só porque uma vez na vida oraram ‘’ a oração’’ e foram á frente da igreja estão salvos. Mas esquecem que a prova que a pessoa realmente professou Jesus é a santidade, os seus frutos. A santidade é consequência da fé, os seus frutos vão dizer se você está na fé ou não. A salvação não vem mediante a santidade, mas a santidade vem com a salvação. Se você realmente é salvo, você terá morrido para o pecado. Se você realmente é salvo você terá seus frutos. Entendeu? Quando nós nascemos de novo nos tornamos novas criaturas, passamos a ser templos do espírito santo, teremos santidade, se nós não tivermos santidade é uma prova que não nascemos de novo. A pessoa não é salva por obras ( o que seria impossível para nós)  mas elas dão prova se realmente estamos na graça ou não(lembre-se que fé sem obras é morta)
  
  

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Graça De Deus: Uma Graça Maravilhosa




  Muita gente não entende a santidade. Alguns confundem santidade com legalismo, pensam que se pode perder a salvação, pois temos que perseverar (esquecem que cristo não deixa suas ovelhas se perderem), estes também gostam de criar mandamentos que não estão na bíblia, e excluem outros que estão ( típico de legalista, os fariseus também eram assim). Outros, os chamados antinominianos acham que não precisamos ter uma vida de santidade, pois a Deus já nos salvo, e não precisa santidade, Estes não entendem a graça, pois na verdade a graça de Deus é uma graça que santifica, uma graça que nos capacita para obedecer a lei( porém não com perfeição, ainda continuamos pecando)  .
 Muitos estão enganados, pensando que irão para o céu, mesmo não tendo santidade, muitos que se dizem crentes gostam das coisas do mundo, e odeia as coisas de Deus. A verdade é que ‘’muitos são chamados, mas poucos os escolhidos’’ , muitos naquele dia dirão: ‘’Senhor, Senhor ‘’ e Jesus dirá para eles: ‘’ eu nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que pratiquais a iniquidade’’,  muitos estão na igreja só de copo presente, mas na verdade essas pessoas não têm a santidade que sem a qual ninguém verá á Deus, muitos estão na igreja como se ela fosse parque de diversão, e não como um local onde se adora á Deus e aprende sobre a bíblia. Muitos têm uma fé fundada em músicas que quase sempre falam o que você quer ouvir, e não o que você precisa ouvir, quando na verdade a fé tem que está fundada na bíblia, conheço muitos que passam o dia ouvindo músicas gospel, mais não sabe nada sobre bíblia. Uma pessoa que realmente tem a graça de Deus em sua vida terá santidade, a santidade é consequência lógica da graça, é como diz Thiago 2:17 a fé sem obras é morta, se a pessoa realmente tem fé, terá santidade.  
  Para o ser humanos natural é impossível ter santidade. A santidade é resultado da graça de Deus na vida de uma pessoa. Deus nos deu a lei que é perfeita, mas nós somos vermes pecadores que odeiam as coisas boas, portanto odiamos a lei. Como somos maus, a lei virou escravidão para nós, pois odiamos fazer as coisas boas (essas coisas é que trazem a felicidade, porém somos tão imundos, que preferimos a tristeza e a maldade). Deus teve misericórdia de nós, e mandou o seu filho para que morresse em nosso lugar. Cristo pagou a nossa dívida na cruz, ele se fez maldito por causa de nós, se fez maldito para nos salvar. ’’ ao Senhor agradou moê-lo’’, Deus o desamparou e tudo isso foi para pagar a dívida dos eleitos. Não seguir a cristo é maldade fora da imaginação, não seguir ele é a pior atrocidade que se pode cometer. 
 A pessoa não pode seguir Deus por conta própria, Deus tem que nos alcançar com sua graça ( que é dom gratuito dele, e se é gratuito não pode ser condicional) Deus é quem faz a obra em nós, não é nós que escolhemos obedecer a bíblia, é Deus que opera em nós esse desejo. Deus foi quem sempre tomou a iniciativa na bíblia para que o povo seja salvo, foi ele quem começou a obra em cada um dos personagens bíblicos. Fico maravilhado quando penso sobre a graça de Deus, pois sempre o homem o rejeitou, o homem rejeitou a lei que  Deus nos deu com amor, mas teve misericórdia e pela sua graça somos salvos e aonde abundava o pecado, superabundou a graça. Agora estamos mortos para o pecado, nós não somos mais escravos do pecado, nós agora temos alegria com as coisas de Deus, e ódio pelas coisas do mundo. Fico maravilhado com o amor de Deus. Também formos libertos da lei, pois como já disse a lei é boa, porém o homem é mau, e o homem não gostar da lei, porém Deus sendo rico em misericórdia fez com o que gostamos da lei. 
 Outra coisa importante, é que Deus não deixa suas ovelhas se perderem. Se uma ovelha se perder Deus busca ela, portanto não podemos perder nossa salvação. Uma pessoa que se está na fé e sai dela, nunca foi realmente um servo de Deus   
Antes que alguém diga que eu exagero quanto a maldade humana, pois existem muitas pessoas que não são cristãs e são boas, quero dizer que quem pensa assim está enganados. Se você ler a bíblia irá ver que maldade é não servir a Deus, e nem ter uma vida para glorificá-lo ( os 3 primeiros capítulos de romanos, falam sobre isso, leiam eles). Em romanos 1-3 Paulo fala sobre a maldade humana, vejamos o que diz:




Romanos 1(18-32)
1:18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. 
1:19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 
1:20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; 
1:21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 
1:22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, 
1:23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 
1:24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; 
1:25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. 
1:26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; 
1:27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. 
1:28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 
1:29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 
1:30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; 
1:31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; 
1:32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.


Romanos 2

2:1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo.
2:2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam.
2:3 E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
2:4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
2:5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
2:6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras;
2:7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção;
2:8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade;
2:9 tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego;
2:10 glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego;
2:11 pois para com Deus não há acepção de pessoas.
2:12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
2:13 Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei
2:14 (porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei.
2:15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os),
2:16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho.
2:17 Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
2:18 e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei;
2:19 e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
2:20 instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e da verdade;
2:21 tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
2:22 Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adultéras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos?
2:23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
2:24 Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito.
2:25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão.
2:26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
2:27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, julgará a ti, que com a letra e a circuncisão és transgressor da lei.
2:28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
2:29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Romanos 3
3:1 Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão?
3:2 Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus.
3:3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?
3:4 De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.
3:5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.)
3:6 De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo?
3:7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador?
3:8 E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa.
3:9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
3:10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um.
3:11 Não há quem entenda; não há quem busque a Deus.
3:12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
3:13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios;
3:14 a sua boca está cheia de maldição e amargura.
3:15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
3:16 Nos seus caminhos há destruição e miséria;
3:17 e não conheceram o caminho da paz.
3:18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos.
3:19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;
3:20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.
3:21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas;
3:22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção.
3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
3:25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;
3:26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.
3:27 Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
3:28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
3:29 É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
3:30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão.
3:31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.

 No capitulo um Paulo defende que a maldade dos gentios acontece exatamente porque eles não servem a Deus, não o glorificam, e nem lhe dão graças, enquanto no capitulo 2 que  a maldade dos judeus eram por causa que não obedeciam a lei, e eram hipócritas ( mesmo tendo a lei, eles não serviam, não glorificavam, e nem devam graças a Deus) no capitulo 3 ele mostra a situação do homem no geral. Outra coisa importante é que no capitulo 1 ele disse que os gentios que morreram e que teoricamente não tinham como conhecer Deus, não tinham desculpas pois a própria natureza testifica a respeito de Deus., então saiba que todos que morreram sem ouvir o evangelho estão no inferno.