sábado, 30 de julho de 2011

Carta de Calvino à Lutero


Lutero  e Calvino



21 de Janeiro de 1545
 
Ao mui excelente pastor da Igreja Cristã, Dr. M. Lutero, [1] meu tão respeitado pai. Quando disse que meus compatriotas franceses, [2] que muitos deles foram tirados da obscuridade do Papado para a autêntica fé, nada alteraram da sua pública profissão, [3] e que eles continuam a corromper-se com a sacrílega adoração dos Papistas, como se eles nunca tivessem experimentado o sabor da verdadeira doutrina, fui totalmente incapaz de conter-me de reprovar tão grande preguiça e negligência, no modo que pensei que ela merece. 

O que de fato está fazendo esta fé que mente sepultando no coração, senão romper com a confissão de fé? Que espécie de religião pode ser esta, que mente submergindo sob semelhante idolatria? Não me comprometo, todavia, de tratar o argumento aqui, pois já o tenho feito de modo mais extenso em dois pequenos tratados, em que, se não te for incomodo olha-los, perceberá o que penso com maior clareza que em ambos, e através da sua leitura encontrará as razões pelas quais tenho me forçado a formar tais opiniões; de fato, muitos de nosso povo, até aqui estavam em profundo sono numa falsa segurança, mas foram despertados, começando a considerar o que eles deveriam fazer. 

Mas, por isso que é difícil ignorar toda a consideração que eles têm por mim, para expor as suas vidas ao perigo, ou suscitar o desprazer da humanidade para encontrar a ira do mundo, ou abandonando as suas expectativas do lar em sua terra natal, ao entrar numa vida de exílio voluntário, eles são impedidos ou expulsos pelas dificuldades duma residência forçada. Eles têm outros motivos, entretanto, é algo razoável, pelo que se pode perceber que somente buscam encontrar algum tipo de justificativa. 

Nestas circunstâncias, eles se apegam na incerteza; por isso, eles estão desejosos em ouvir a sua opinião, a qual eles merecem defender com reverência, assim, ela servirá grandemente para confirmar-lhes. Eles têm me requisitado de enviar um mensageiro confiável até você, que pudesse registrar a sua resposta para nós sobre esta questão. Pois, penso que foi de grande conseqüência para eles ter o benefício de sua autoridade, para que não continuem vacilando; e eu mesmo estou convicto desta necessidade, estive relutante de recusar o que eles solicitaram. 

Agora, entretanto, mui respeitado pai, no Senhor, eu suplico a ti, por Cristo, que você não despreze receber a preocupação para sua causa e minha; primeiro, que você pudesse ler atentamente a epistola escrita em seu nome, e meus pequenos livros, calmamente e nas horas livres, ou que pudesse solicitar a alguém que se ocupasse em ler, e repassasse a substância deles a você. Por último, que você escrevesse e nos enviasse de volta a sua opinião em poucas palavras. 

De fato, estive indisposto em incomodar você em meio de tantos fardos e vários empreendimentos; mas tal é o seu senso de justiça, que você não poderia supor que eu faria isto a menos que compelido pela necessidade do caso; entretanto, confio que você me perdoará. 

Quão bom seria se eu pudesse voar até você, pudera eu em poucas horas desfrutar da alegria da sua companhia; pois, preferiria, e isto seria muito melhor, conversar pessoalmente com você não somente nesta questão, mas também sobre outras; mas, vejo que isto não é possível nesta terra, mas espero que em breve venha a ser no reino de Deus. 

Adeus, mui renomado senhor, mui distinto ministro de Cristo, e meu sempre honrado pai. O Senhor te governe até o fim, pelo seu próprio Espírito, que você possa perseverar continuamente até o fim, para o benefício e bem comum de sua própria Igreja.



Extraído de Letters of John Calvin: Select from the Bonnet Edition with an introductory biographical sketch (Edinburgh, The Banner of Truth Trust, 1980), pp. 71-73.

[1] - Nota do tradutor: O especial interesse por esta carta, pelo que sabemos, é que ela é a única que Calvino escreveu a Lutero.
[2] - Nota do tradutor: Pelo que parece Calvino se refere aos huguenotes que embora haviam assumido o compromisso com uma confissão de fé reformada, mas na prática ainda preservavam os ídolos, toda a pompa e ritual da missa católica romana. Esta prática evidenciava uma incoerência entre o ato e a convicção de fé.
[3] - Nota do tradutor: Calvino se refere ao culto como uma confissão pública de fé.
 

Tradução livre:
Rev. Ewerton B.Tokashiki
Pastor da Igreja Presbiteriana de Cerejeiras – RO.
Prof. de Teologia Sistemática no SPBC – extensão Ji-Paraná

quinta-feira, 28 de julho de 2011

As Mortes de Amy e de Stott - O Mundo e a Igreja


    Bem nessa semana morreram duas pessoas  Amy Winehouse e John Stott. Uma cantora de pop secular conhecida pelas drogas e pelo álcool e um Teólogo conhecido pela defesa da fé cristã. Amy promoveu uma cultura pop, promoveu uma cultura hedonista de fazer a vontade da carne, de realizar os prazeres carnais, enquanto Stott promoveu uma cultura cristã de santidade, ele também tento promover o prazer, mas não o prazer de fazer a vontade da carne e sim o prazer na santidade, o prazer em obedecer a Bíblia, o prazer em Deus!


     Pois é, o fato é que a morte de Amy foi amplamente divulgada dificilmente você encontrará uma pessoa que não sabe da morte dela, porém a morte de Stott pouco foi divulgada, eu pelo menos só vir em sites e blogs calvinistas ( o único site não calvinista que lir sobre era cristão) a grande maioria  das pessoas nem sabem que foi Stott quanto mas que ele morreu ( porém Jesus o conhecia, e é isso que importa).
     

     Mesmo com o olhar secular Stott sem dúvida contribuiu muito mais para a humanidade do que Amy. Ela foi apenas uma cantora maluca de pop que não fez nada a não ser fazer os outros perderem tempo e influenciá-las ao vicio. Stott escreveu vários livros que influenciaram muitas pessoas, muitos teólogos. Stott foi um pensador em que cujas idéias são muitos importantes, enquanto Amy foi apenas uma cantora de pop, mesmo assim todos falam apenas da morte de Amy.


    Vejam irmãos, as pessoas honraram a morte de uma pessoa do mundo, muitas pessoas até choraram com a morte de Amy, em menos de uma semana muitíssimo cd´s dela foram vendidos por causa de sua morte. As pessoas literalmente idolatram Amy mesmo depois de morta. Porém o mundo não honrou a morte de um grande servo de Deus, e é o natural do mundo, pois o mundo gosta do que Amy dizia, as pessoas gostam de ‘’curtir’’ a vida mesmo sabendo que esse ‘’curtir’’ só traz mazelas, as pessoas gostam de fazer o que Amy fazia, podem até não serem alcoólica e drogados mais gostam de fazer a vontade da carne, e admiram quem faz isso.
         Mas, e a igreja? Ora o natural do mundo é honra mais Amy do que Stott, mas o natural da igreja seria honra mais Stott do que Amy, mas será isso que ocorre? O que temos visto tanto agora como na morte de wilkerson( que morreu no mesmo período que o príncipe da Inglaterra casou) é que boa parte dos cristãos nem mesmo sabem das mortes enquanto ficaram o dia todo na TV assistindo sobre a morte de Amy e sobre o casamento real inglês.Não é um absurdo? Se a igreja é luz ela não pode ser como o mundo, não pode honra a mesma coisa que o mundo honra e nem se esquecer das coisas que o mundo esquece, antes tem que honra o que o mundo esquece e esquecer o que o mundo honra. Se o mundo honra uma pessoa que promoveu o prazer carnal a igreja deve a honrar uma pessoa que prega o evangelho!

  
          

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Carta á um Pastor que se diz Calvinista.


Carta a um Pastor que se diz Calvinista -por Filipe Luiz C. Machado

*A presente carta é de gênero fictício, embora contenha situações da vida real.
-----

Boa noite, amado Amadeu.

Por já ser esse o nosso quarto e-mail, não me delongarei muito naqueles pontos que já conversamos, ok? Apenas comentarei sobre aqueles que creio serem mais importantes no momento.

Recentemente lembro-me de você ter comentando comigo acerca das dificuldades que tem tido para conciliar a doutrina calvinista com a geração de hoje. Lembro-me também de você ter expressado o profundo desejo de ser relevante para o mundo de hoje, na expectativa de que o reino de Deus seja proclamado com força e vigor. Permita-me, porém, reforçar aquilo que já havia conversado com você anteriormente.

Fico grato a Deus que tem levado-o a buscar a fé em nosso Senhor Jesus Cristo e que isso o tem motivado para um desejo ainda maior de cuidar dos que estão sob seu cuidado. O problema, meu caro Amadeu, é que tenho visto que esse seu desejo de conformar-se à fé calvinista na verdade está sendo deturpado por visões errôneas quanto ao que vem a ser o verdadeiro calvinismo. Sei que você tem lido alguns autores dessa fé, contudo, vejo que ainda resta-lhe um longo caminho para compreender as reais doutrinas da graça. Não que você não tenha conhecimento - pois disso todos nós carecemos - mas parece-me que há uma disparidade entre o calvinista sério e aquele que apenas simpatiza com ele.

O calvinista sério - e nesse ponto poder-se-ia ler também como cristão reformado - leva as doutrinas da graça no mais profundo esmero, tentando conformar-se àquilo que o Senhor nos delegou em sua santa palavra. É dever desse homem buscar fazer somente aquilo que encontra permissão nas sagradas escrituras. Sim, é lógico que há coisas que fazemos que não estão explicitadas nas escrituras (horário do culto, tipo de banco, quantidade de orações antes da palavra...), porém, todas elas devem ser norteadas pela Palavra. Para aquela sua dificuldade de entender o "Sola Scriptura", mais tarde lhe recomendarei alguns bons livros. Permita-me também dizer: o calvinista sério não é aquele que tenta ser relevante para esse mundo.

Meu querido, a igreja nunca será relevante para o mundo - pois odeia o que a igreja ama (a santidade, a injúria pelo pecado, a soberania total de Deus...). Sim, eu sei que você sabe disso, mas sua prática até aqui tem sido diferente daquilo que tem professado e conversado comigo. Sim, Amadeu, sei também que você tem lutado para introduzir a fé calvinista em sua igreja, mas você se lembra da última vez que fui visitar sua igreja e ao final do culto você perguntou-me: "O que achou da pregação?" ao passo que lhe respondi em amor: "Qual pregação, meu amado? Não ouvi pregação, apenas algumas historietas e seu testemunho, mas não ouvi pregação da palavra"? É disso que falo: enquanto o púlpito não for forte, a igreja será fraca.

Sei também que você não deseja dar comida sólida demais para os seus, mas é necessário compreender que muitas vezes aquilo que achamos ser sólido demais, na verdade é o leite espiritual (1Pe 2.2), muitíssmo necessário e porque não, indispensável para a fé cristã. Não caia no conto de homens que perverteram seus caminhos em busca de fábulas e engenhos humanistas e que dizem que os membros da igreja precisam apenas do superficial, do feijão com arroz e que os que quiserem aprender mais, que leiam muito e frequentem um seminário. Sim, concordo com você que devemos ter toda cautela necessária para que o entendimento do evangelho seja de forma gradual - para melhor assimilação e edificação pessoal- mas receio que você esteja indo devagar demais nessa caminhada.

É necessário que todo nós entendamos o que é ser igreja de Cristo nesse mundo. Ser igreja não é ser sequer um pouco parecido com o mundo. Novamente, lembro-me do seu desejo de expalhar o evangelho por esse geração incrédula, mas lembre-se - e nesse ponto gostaria que você meditasse e buscasse a Deus em oração - que apresentações musicais, danças, teatro, filmes "bíblicos" no lugar da pregação e coisas desse tipo, em nada diferem desse mundo e por isso são perniciosas para o evangelho de Cristo quando incorporadas no culto ao Senhor. Não que essas coisas sejam erradas em si - não me compreenda mal - mas elas tem o seu devido lugar; e com todo o respeito que lhe é devido, esse lugar não é a igreja.

Por fim, permita-me ainda insistir mais vez para que você leia os verdadeiros calvinistas: os puritanos. Ao contrário do que você tem me dito e do que se ouve por aí, os puritanos não eram gente retrógrada, ultrapassada e que não tinham amor pela criação de Deus - bem pelo contrário, eram homens e mulheres que tentavam viver e fazer tudo para a glória de Deus (1Co 10.31), a fim de que Cristo fosse exaltado em suas vidas e nas suas comunidades locais.

Que o Senhor possa conceder-lhe um avanço à verdadeira fé trilhada pelos grandes homens bíblicos que já pisaram por essa terra e que Ele conceda-lhe intrepidez para fazer as mudanças necessárias em sua vida e em sua igreja.

Em Cristo e para a progressão do Seu reino,
Filipe Luiz C. Machado

Fonte: 2Timóteo 3.16 

A morte de John Stott

Bom, quero aqui homenagear esse grande teólogo que hoje foi para o Senhor.


Apesar de nunca ter lido nada escrito por ele, de não receber nenhuma influencia dele( bem, eu nunca tive a oportunidade de ler nada escrito por ele)  Eu presto aqui a minha homenagem a esse grande servo de Deus!

 Entre os seus títulos mais famosos estão:


  • Cristianismo Básico.
  • Crer é Também Pensar.
  • Porque Sou Cristão.
  • A Cruz de Cristo.
  • Eu Creio na Pregação.
  • Firmados na Fé.
  • Cristianismo Equilibrado.
  • Entenda a Bíblia.
  • Cristianismo Autêntico.
  • O Perfil do Pregador.
  • Ouça o Espírito, ouça o mundo
     
         

terça-feira, 26 de julho de 2011

Amy Winehouse e Lula - Uma Defesa da Fé Cristã


Amy Winehouse foi encontrada morta hoje. Desconfia-se - e com muita razão - que a causa foi uma overdose. Aos 27 anos, Amy chegou ao fim de uma vida atribulada, marcada por escândalos, internações, sofrimento, fama, riquezas e popularidade.

Como é sabido, ela não é a primeira artista a morrer cedo por causa de drogas (assumindo que foi esta a causa da sua morte). Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones, Kurt Kobain... são alguns dos nomes que estão sendo associados ao de Amy, de jovens artistas que morreram por causa de drogas. Não podemos esquecer, ainda que não tão jovens quanto Amy, Elvis Presley, Michael Jackson, Elis Regina.

O que leva pessoas famosas, ricas, populares e idolatradas pelas multidões a seguir um curso de auto-destruição terminando em morte precoce auto-infligida? Pesquisa recente mostrou que os jovens de hoje querem, mais do que serem ricos, serem famosos, aparecer na mídia, serem vistos e conhecidos. Amy Winehouse e todos os outros mencionados acima chegaram lá - e de quebra, ficaram ricos. Não deveriam ser pessoas felizes, alegres, satisfeitas, dedicadas ao trabalho, amantes da vida e de suas coisas boas?

Ao que tudo indica, parece ter faltado algo, alguma coisa que não podia ser comprada por dinheiro e nem substituida pela fama. Será que não se trata daquilo que os cristãos vêm dizendo há séculos, que o ser humano foi feito para a glória de Deus e que a sua alma não encontrará paz até que se satisfaça nele? Será que aqui não encontramos a razão pela qual um dia Jesus Cristo fez aquele convite conhecido?
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).
Amy, Elis, Elvis, Janis, Jimi e tantos outros parecem contradizer a recente declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que os ricos já vivem no céu, ironizando com o ensino de Jesus Cristo:
"Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu. O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu".
Para estes jovens e ricos artistas a vida, certamente, não parecia ser um céu, mas um verdadeiro inferno, a ponto de não mais se importarem em continuar vivendo. As riquezas não tornam este mundo em céu, Lula. Pelo menos, não para estas pessoas, que entre tantas outras, alcançaram glória humana, riquezas, popularidade e prestígio.

Meu caro Luiz Inácio, O inferno não está ausente na vida das celebridades, dos milionários e dos poderosos. Que o digam as vidas das celebridades marcadas pelos problemas familiares, os divórcios, os escândalos, as drogas, os suicídios. Eu também posso lhe apresentar gente pobre que é feliz, que tem um casamento abençoado, filhos honestos e trabalhadores.

Céu e inferno não se definem em termos de riqueza e pobreza, Lula, e nem em termos de popularidade e anonimato. Amy Winehouse certamente discordaria de suas palavras. E com ela todos aqueles outros jovens de 27 anos, que experimentarm o inferno existencial em suas vidas em meio à riqueza e celebridade. Pois, que outra razão teriam para não mais se importarem consigo mesmos, suas carreiras e as pessoas queridas ao seu redor?

Eu sei que tem celebridades que abusam das drogas, como Keith Richards, e que já vão com 80 anos de idade. Mas Amy e outros não conseguiram superar as angústias, perguntas, questionamentos, e o desespero que batem na porta de todos - inclusive dos ricos e dos famosos.

Adeus, Amy. Lamento muito mesmo sua morte.

Boa noite, Lula. Espero que o que aconteceu com Amy lhe leve, no futuro, a ponderar suas palavras quando for comentar assuntos que extrapolam as categorias de pobreza e riqueza, política e governo.

Fonte: O tempora, O mores

sexta-feira, 22 de julho de 2011

E se Jesus fosse neopentecostal?



Se Jesus fosse neopentecostal, não venceria satanás pela palavra, mas teria o repreendido, o amarrado, mandado ajoelhar, dito que é derrotado, feito uma sessão de descarrego durante 7 terças-feiras, aí sim ele sairia. (Mt 4:1-11)

Se Jesus fosse neopentecostal, não teria feito simplesmente o “sermão da montanha”, mas teria realizado o Grande Congresso Galileu de Avivamento Fogo no Monte, cuja entrada seria apenas 250 Dracmas divididas em 4 vezes sem juros. (Mt 5:1-11)

Se Jesus fosse neopentecostal, jamais teria dito, no caso de alguém bater em uma de nossa face, para darmos a outra; Ele certamente teria mandado que pedíssemos fogo consumidor do céu sobre quem tivesse batido pois “ai daquele que tocar no ungido do senhor” (MT 5 :38-42)

Se Jesus fosse neopentecostal, não teria curado o servo do centurião de cafarnaum à distância, mas o mandaria levar o tal servo em uma de suas reuniões de milagres e lhe daria uma toalhinha ungida para colocar sobre o seu servo durante 7 semanas, aí sim, ele seria curado. (Mt 8: 5-13)

Se Jesus fosse neopentecostal, não teria multiplicado pães e peixes e distribuído de graça para o povo, de jeito nenhum!! Na verdade o pão ou o peixe seriam “adquiridos” através de uma pequena oferta de no mínimo 50 dracmas e quem comesse o tal pão ou peixe milagrosos seria curado de suas enfermidades. (Jo 6:1-15)

Se Jesus fosse neopentecostal, ele até teria expulsado os cambistas e os que vendiam pombas no templo, mas permaneceria com o comercio, desta vez sob sua gerência. (MT 21:12-13)
Se Jesus fosse neopentecostal, quando os fariseus o pedissem um sinal certamente ele imediatamente levantaria as mãos e de suas mãos sairiam vários arco-íris, um esplendor de fogo e glória se formaria em volta dele que flutuaria enquanto anjos cantarolavam: “divisa de fogo varão de guerra, ele desceu a terra, ele chegou pra guerrear”. E repetiria tal performance sempre que solicitado. (Mt 16:1-12)

Se Jesus fosse neopentecostal, nunca teria tido para carregarmos nossa cruz, perdermos nossa vida para ganhá-la, mas teria dito que nascemos para vencer e que fazemos parte da geração de conquistadores, e que todos somos  predestinados para o sucesso. E no final gritaria: receeeeeeebaaaaaa! (Lc 9:23)

Se Jesus fosse neopentecostal, não teria curado a mulher encurvada imediatamente, mas teria a convidado para a Escola de Cura para o aprender os 7... veja bem, os 7 passos para receber a cura divina. (LC 13:10-17)

Se Jesus fosse neopentecostal, de forma alguma teria entrado em Jerusalém montado num jumento, mas teria entrado numa carruagem real toda trabalhada em pedras preciosas, com Poncio Pilatos, Herodes e a cantora Maria Madalena cantando hinos de vitória “liberando” a benção sobre Jerusalém. E o povo não o receberia declarando Hosana! Mas marchariam atrás da carruagem enquanto os  apóstolos contaariam quantos milhões de pessoas estavam na primeira marcha pra Jesus. (MT 21:1-15)

Se Jesus fosse neopentecostal, ao curar o leproso (Mc 1:40-45), este não ficaria curado imediatamente, mas durante a semana enquanto ele continuasse crendo. Pois se parasse de crer.. aiaiaiaia

Se Jesus fosse neopentecostal, não teria expulsado o demônio do geraseno com tanta facilidade, Ele teria realizado um seminário de batalha espiritual para, a partir daí se iniciar o processo de libertação daquele jovem. (Mc 5:1-20)

Se Jesus fosse neopentecostal,  o texto seria assim: “ Mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um pobre entrar no reio dos céus” (Mt 19:22-24)

Se Jesus fosse neopentecostal, não teria transformado água em vinho, mas em Guaraná Dolly. (Jo 2:1-12)

Se Jesus fosse neopentecostal, ele teria sim onde recostar sua cabeça e moraria no bairro onde estavam localizados os palácios mais chiques e teria um castelo de verão no Egito. (Mt 8:20)

Se Jesus fosse neopentecostal, Zaqueu não teria devolvido o que roubou, mas teria doado seu ao ministério. (Lc 19:1-10)

Se Jesus fosse neopentecostal, não pregaria nas sinagogas, mas na recém fundada Igreja de Cristo, e Judas ao traí-lo não se mataria, mas abriria a Igreja de Cristo Renovada.

Se Jesus fosse neopentecostal, não diria que no mundo teríamos aflições, mas diria que teríamos sucesso, honra, vitória, sucesso, riquezas, sucesso, prosperidade, honra.... (Jo 16:33)

Se Jesus fosse neopentecostal, ele seria amigo de Pôncio Pilatos, apoiaria Herodes e só falaria o que os fariseus quisessem ouvir. 

Certamente, Se Jesus fosse neopentecostal, não sofreria tanto nem morreria por mim nem por você... Ele estaria 
preocupado com outras coisas. Ainda bem que não era.

O perigo do ócio e o assédio da pornografia.



Muitas pessoas tem ou já tiveram problemas relacionados com a pornografia. É sem dúvida um tema desagradável, um tabu e que com certeza não tem sido muitas vezes debatido dentro de nossas comunidades cristãs. Mas o pior de tudo é que destas várias pessoas que eu citei acima, um bom percentual é composto por crentes sinceros que se acham atados por estas cadeias.
Com o advento da chamada "revolução sexual" nos idos de 1960 / 1970, muitas coisas que antes eram tabu começaram a se tornar normais. Com a internet e a globalização dos meios de comunicação o acesso a todo tipo de material e informação se tornou muito mais fácil, rápido e discreto.
Antigamente, para uma pessoa ter acesso a material adulto ela tinha que passar pelo constrangimento de se dirigir a uma banca de jornais e solicitar o material, ou simplismente apanha-lo e passar também pelo constrangimento de encarar o caixa. Aqueles com maiores problemas ainda se aventuravam em sex shops, regiões de baixo meretrício ou cinemas imundos. Hoje em dia nada disso é mais necessário, pois qualquer pessoa ligada a rede mundial de computadores tem acesso a todo e qualquer tipo de depravação moral com apenas um "click", no conforto de seu lar.

Um dos grandes problemas da pornografia digital é que normalmente ela é acessada em casa, no momento de folga da pessoa e quando ela se encontra sozinha. Analisemos esta passagem bíblica:

"E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista."

O texto acima se encontra em 2° Samuel, capítulo 11, versículos 1 e 2. Nele vemos o início da queda do rei Davi em seu terrível pecado. Observe que era "o tempo em que os reis saem à guerra". Davi enviou A Joabe e ao exército israelita para a peleja, porém ele mesmo não foi, antes ficou em seu palácio. Fazendo o que!?!? Esta sempre foi minha pergunta quando lia este texto! A obrigação dele era ter partido juntamente com seu exército para guerrear, mas como vimos não foi esta a atitude do rei. Bem, outro detalhe é que "numa tarde Davi se levantou de seu leito". Mais uma! o rei estava cesteando, ou em uma "sonequinha" em plena tarde! quando finalmente resolveu se levantar e tomar um banho de sol no terraço. Aqui começa a queda. Ele viu Bate Seba se lavando e aí temos toda a história que já conhecemos, na qual Davi se deita com a mulher de Urias, depois acaba matando-o e por aí vai.
Mas quero tentar traçar um paralelo simples entre o que Davi fez o que ocorre com muitos hoje em dia.

A grande falha de Davi foi estar usando mal seu tempo. foi estar vivendo na OCIOSIDADE. Desta veio todo o desenrrolar de erros uma vez que a Escritura nos diz que "Um abismo chama outro abismo" Salmos 42:7. Como eu disse acima, a pornografia é acessada quando a pessoa está só e sem fazer nada. Davi vu Bate Seba porque estava sem fazer nada. Ele poderia e deveria estar usando aquele tempo para fazer outras coisas. As pessoas estão em casa, curtindo o ócio e de repente surge a oportunidade para a carne já que acesso a internet esta pessoa tem. Neste momento ocorre o terraço de Davi, ou seja, a pessoa abre seu "windows" e começa a navegar. Olha uma coisa, vê outra, lê algo ali, algo lá e de repente surge uma "janelinha" com um convite que aguça a curiosidade. Daí é um universo de maldade que se abre do outro lado. São várias "Bate Sebas" se lavando. Do lado de cá da tela alguém se suja porque, como já ouvi certa feita: "o pecado não queima, mas ele suja e a sujeira esta sim, mata!"

Então amado, não ficarei me alongando. Atente em como utilizar seu tempo ocioso. faça dele algo produtivo. Estude, acesse boas coisas na internet (existe muita coisa boa!), veja bons programas de Televisão (aí já é mais difícil achar coisa boa), ouça uma música edificante, ore, medite, leia a Palavra de Deus (quase sempre se tem uma bíblia bem acessível em casa). Tente utilizar seu tempo livre para a glória de Deus! Pode ter certeza que existe oportunidade e opções para isto.

Este NÃO é um blog de auto-ajuda. Mas se você tem sofrido na escravidão da luxúria, comece confessando sinceramente seu pecado ao SENHOR por que "Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." 1° João 1:9. Ocupe seu tempo vago com coisas construtivas e, sempre que se sentar na frente de seu micro lembre-se que pureza começa pelos olhos, como diz o nosso guia de fé e prática, a nossa Bíblia, a Palavra de Deus:


"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;" Mateus 6:22.


Então, cuidado com o que faz na folga, cuidado com seus olhos e tudo consagre ao Senhor.

Paz Sempre!


Fonte: Grazia Redentrice

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Você Conhece o Bingospel?


Você ainda se aborrece em cultos do estilo "sapatin de fogo"?
Revolta-se durante os sermões de prosperidade, cruzadas e cultos de reteté?

Seus problemas acabaram! Apresentamos, totalmente grátis: 
BINGOSPEL!

Imprima o quadro que segue e leve dentro da sua Bíblia.

Sempre que ouvir a palavra ou expressão contida numa das casas, marque-a com um (X) no local correspondente. Quando completar uma linha, coluna ou diagonal, grite “GLÓRIA A DEUS”!

Imprima e bingue na sua igreja!

Testemunho de jogadores  crentes satisfeitos:
“O culto tinha começado há apenas 5 minutos quando ganhei!”;
"A minha capacidade para escutar aumentou muito desde comecei a jogar o  Bingospel”;
“O culto foi tremendo: 14 irmãos esperavam pela tinquina!”;
“O pregador se admirou do avivamento ao ouvir 8 pessoas gritando “GLÓRIA A DEUS!”, pela 3ª vez em 15 minutos”;
“Agora, vou a todas as reuniões repepé da minha igreja e ainda visito outras!”

Fonte:Genizah

terça-feira, 19 de julho de 2011

Somos Malditos!

Gl.3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.



       Aqui aprendemos que se alguém descumprir um só mandamento esse é maldito. Logo todo o mundo é maldito, pois todos pecaram, não existem justos, ninguém busca a Deus ( Leia romanos 3: 9-23).
    O planeta em que vivemos está sob maldição de Deus, aqueles que não são ovelhas de cristo estão apenas esperando o inferno chegar ( leia Lucas 13:6-9) não é porque ele não está punindo agora que as pessoas não estão sob essa maldição( leia Lucas 13:1-5) e no tempo certo Deus punirá e se vingará dessas pessoas( leia Dt. 32:35)
    
   A única esperança das pessoas é que ‘’aquele que não conheceu o pecado se fez pecado por nós’’( 2 co 5:21). Todos nós seres humanos somos malditos, todos nós estamos sobre a maldição da lei, pois não passamos de rebeldes que odeiam a Deus. 
  Então Cristo teve de vim até aqui para se fazer maldito por nós, quando Cristo estava na cruz ele estava recebendo a ira de Deus que deveria ir contra nós. Entende? O Senhor da glória, o próprio Deus, que é infinitamente maior do que todas as outras coisas juntas, teve que se fazer maldito no lugar de nós vermes pecadores que nem nos conhecemos. Cristo não tinha nenhuma obrigação de se fazer maldito por nós, antes ele tinha todo o direito de mandar todos os homens para o inferno! Deus por amor nos salvou por sua graça ( leia efésios 2:1-10)

     Agora eu quero lembra a vos de que quem não é ovelha de Cristo ainda continua na maldição!  Se você não vive no senhorio de cristo, você não passa de um maldito! Amigo se você não está na aliança da graça você estará perdido, a sua vida se resume apenas em esperar o inferno chegar, você é como um louco que está sentando esperando a sua perna de morte rindo. O inferno está ponto para receber você a única coisa que impede é Deus, pois a causa de não sermos lançados no inferno imediatamente é a graça de Deus( leia lamentações 3: 22)Até quando vais permanecer em rebeldia? Até quando vais ficar apenas esperando o inferno chegar?
      
      Até nós as ovelhas de cristo somos malditos! Porém a maldição que iria para nós foi para Cristo (ou seja deixamos de ser malditos). Jesus deu a vida por suas ovelhas ( leia João 10: 11-18) ou seja agora a dívida delas foram salvas e perdoadas, pois por meio do sangue Cristo tiveram  redenção e remissão pelos seus pecados( leia efésios 1:6)
       Os que são salvos devem ter sempre em mente que não passam de malditos e vermes pecadores, porém Jesus se fez maldito por eles.
       Quero também deixar claro que Cristo não morreu por todos, pois se ele tivesse morrido todos estariam livres da maldição. Mas aquele que não demonstra seus  frutos será lançado no lago de fogo( leia Mt. 7:13-27)  e se foi lançado no lago de fogo foi porque não foi redimido por Cristo!
     

Evangélicos com mania de Chico Xavier.


Por acaso você já reparou a existência de alguns evangélicos que gostam de advinhar o futuro dos outros revelando o que vai acontecer? 

Pois é, tenho um pastor amigo que passou por uma situação inusitada. Ele conta que juntamente com sua esposa foram convidados para um culto doméstico na casa de um casal conhecido. Ao chegarem ao local da reunião descobriram que o "culto"seria presidido por uma "profetiza de GEZUIZ".  

Bom, no tempo determinado a reunião começou, e após alguma canções, o comportamento da profeteira mudou. Para inicio de conversa ela começou a dar todo tipo de glória, falando alto, e trazendo as mais variadas revelações ao melhor estilo Chico Xavier. De repente a mulher virou-se para a esposa do meu amigo e disse: " Vaso do Senhor, veja que você está passando por um grande vento. O Espírito Santo me mostra que o seu marido é alcoólatra, mas  Deus me diz que você não deve ter medo, pois brevemente seu esposo se converterá."

Há pouco soube de um pastor de uma igreja histórica que teve a revelação que as muheres que usam roupas íntimas da cor vermelha podem ficar endemoninhadas.

Caro leitor,  cenas e relatos como esse se repetem em todo Brasil. Inúmeros profetas em nome de Cristo descambam a dar "revelamentos" absolutamente descabidos. Infelizmente tenho ouvido cada história que só de lembrar me faz ficar ruborizado.

Prezado amigo, vamos combinar uma coisa? Lamentavelmente algumas das liturgias evangélicas estão tão miscigenadas que um desavisado qualquer ao entrar em um de seus cultos pode pensar que entrou no centro espírita. Ouso afirmar que o sistema comportamental e doutrinário do neopentecostalismo brasileiro se deve em parte ao famigerado sincretismo religioso. O que nos leva a entender que mais do que nunca, precisamos em nosso país resgatar os valores da Reforma Protestante, retornando a Bíblia, fazendo dela a nossa única regra de fé. 

Isto posto, afirmo categoricamente que em hipótese alguma experiências mágicas esquizofrênicas, como supertições inequívocas e burrificadas devem nortear o comportamento de nossas igrejas, até porque, somos e fomos chamados pelo Senhor a vivermos um cristianismo equilibrado, racional, apaixonante e apaixonado por aquele que por sua infinita graça e misericórdia nos salvou.
Como inúmeras vezes afirmei neste blog, confesso que estou absolutamente perplexo e preocupado com os rumos da igreja evangélica. Chego a conclusão de que mais do que nunca a igreja brasileira precisa URGENTEMENTE de uma nova reforma, porque caso contrário, a apostasia será inevitável.

EXEMPLO DE MULHER: Bachmann se compromete a lutar contra a pornografia, aborto, divórcio e “casamento” de mesmo sexo

Bachmann se compromete a lutar contra a pornografia, aborto, divórcio e “casamento” de mesmo sexo 




DES MOINES, Iowa, EUA, 8 de julho de 2011 (Notícias Pró-Família) — Michele Bachmann, candidata presidencial pelo Partido Republicano, assinou um documento de compromisso pró-família de que se ela se tornar presidente, ela defenderá o direito à vida, a dignidade do casamento e se oporá “a todas as formas de pornografia e prostituição”.


Michele Bachmann, candidata republicana à presidência dos EUA
Em sua reportagem, o jornal Des Moines Register diz que Bachmann, uma deputada federal republicana de Minnesota na Câmara dos Deputados dos EUA, é a primeira a assinar o documento “The Marriage Vow – A Declaration of Dependence upon Marriage and Family” (O Voto do Casamento — Uma Declaração de Dependência no Casamento e Família), lançado por Family Leader, uma organização conservadora social com sede em Iowa.


Bachmann é a presidente do Comitê do Tea Party na Câmara dos Deputados, e tem um histórico forte de defesa de políticas públicas conservadoras sociais e fiscais, principalmente contra o aborto.


Bob Vander Plaats, ex-candidato republicano a governador, disse aos jornalistas no palácio do governo de Iowa que sua organização queria que aqueles que estarão disputando para serem os futuros líderes dos Estados Unidos “fizessem o juramento de assumir fidelidade pessoal ao próprio cônjuge e um respeito pelos laços conjugais dos outros”.


Bachmann assinou o documento de compromisso na quinta-feira. Outros candidatos republicanos ainda não fizeram uma decisão de assinar o documento. Alice Stewart, porta-voz de Bachmann, disse ao jornal Registerque a deputada de Minnesota não hesitou porque, “Ela está casada há mais de 30 anos e tem um forte casamento e fé”.


O documento de compromisso admite que a instituição do casamento nos Estados Unidos “está em grande crise”.


“Permanente fidelidade conjugal entre um homem e uma mulher protege crianças inocentes, mulheres vulneráveis, os direitos dos pais, a estabilidade das famílias e as liberdades de todos os cidadãos americanos sob nossa forma republicana de governo”, declara o preâmbulo.


“Nossa sociedade excepcional e livre não pode simplesmente permanecer sem a transmissão de virtude pessoal, de uma geração à próxima, por meio de famílias nucleares que geram crianças, composta de maridos e esposas sexualmente fiéis e pais e mães”.


O documento comenta que cerca de “um milhão de crianças americanas sofre com divórcios a cada ano” e o custo para os contribuintes do imposto de renda devido à desintegração da família excede 112 bilhões de dólares por ano, principalmente quando todos os custos para o sistema judicial são reconhecidos”.


O documento de compromisso assinado por Bachmann declara que “em qualquer cargo eleito ou nomeado pelo qual eu possa ter a honra de servir meus compatriotas nos Estados Unidos, eu, o signatário, por meio deste documento solenemente me comprometo a honrar e valorizar, defender e sustentar a Instituição do Casamento como somente entre um homem e uma mulher”.


O candidato então diz que faz o compromisso de “[ter] fidelidade pessoal ao meu cônjuge”, “fidelidade oficial à Constituição dos EUA”, nomear juízes constitucionalistas estritos, defender o casamento como a união entre um homem e uma mulher, apoiar políticas públicas que se oponham ao “divórcio rápido”, fornecer “genuína defesa legal à Lei de Defesa do Casamento (LDC)”, e a “proteção humana” de mulheres e crianças “do tráfico humano, escravidão sexual, sedução para a promiscuidade, e todas as formas de pornografia e prostituição, infanticídio, aborto e outros tipos de coerção ou inocência roubada”.


O documento de compromisso também faz com que o candidato se comprometa a proteger as mulheres nas forças armadas, impedindo-as de ter papéis nas frentes de combate, e eliminando as políticas que criam situações que possam promover infidelidade conjugal.


O documento também especifica que o candidato deve agir em favor das famílias e futuras gerações e reduzir “a dívida pública de 14,3 trilhões de dólares do governo federal, seus 77 trilhões de dólares em endividamentos não financiados, seu 1,5 trilhão em déficit federal e seus 3,5 trilhões de dólares em orçamento federal”. O candidato deve também trabalhar por “imediata reforma” das leis que desestimulam o casamento, principalmente em “políticas públicas assistencialistas, políticas de impostos e as leis de casamento e divórcio”.


O documento de compromisso do Family Leader pode ser lido na integra em inglês aqui.


Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com


Fonte:Mulher Reformada

Liberalismo e Teologia Relacional: O evangelho dos bebês chorões

Por Leonardo Gonçalves
Desculpa por destruir o seu patriotismo hipócrita que ressurge a cada quatro anos, mas há algo que nem a copa do mundo consegue disfarçar: O Brasil é o maior depósito de sucata teológica do mundo. Tudo o que não funciona nos países de primeiro mundo é trazido, adaptado e aplicado aqui na república dos bananas.
Uma das mais recentes porcarias importadas para o nosso país se chama Teologia Liberal. Mas, o que é essa tal de “Teologia Liberal”? Bem, trocando miúdos, podemos dizer que teologia liberal é um movimento teológico com raízes no século XVIII, que mescla doutrina bíblica com filosofia e ciências sociais, propondo uma exegese subjetiva e a relativização do texto sagrado.
Há algum tempo atrás, uns pirados começaram a sobrepor-se à autoridade das Escrituras. Um destes caras, chamado Rudolf Bultmann, disse que é impossível interpretar um texto sem pressuposições, então ele passou a interpretar a bíblia à luz das suas crenças pessoais. Como neste mundo heresia se propaga como mato (e o diabo também dá uma mãozinha neste processo), um monte de babões com vontade de aparecer acompanhou o Bultmann na sua loucura, e logo a coisa se espalhou.
Permita-me um parêntesis, pois quero te explicar o quanto a interpretação do senhor Bultmann e dos seus colegas liberais – tanto dos seus antecessores, como dos seus sucessores – é absurda:
Imagine que você um dia escreva um livro, contando uma história que você considera muito importante, e falando acerca das suas crenças. Digamos que eu receba o seu livro, contando a sua história, e comece a interpretá-lo à luz da minha vida, das minhas crenças e da minha história. O que você acharia disso? Já te imagino dizendo: “Ei, espera aí: Não foi isso que eu disse!”, ao que eu ia responder: “Não importa o que você disse, mas o que eu penso que você deveria dizer”. Seria uma loucura!
Feito este parêntesis, volto aos trilhos para dizer que nenhuma interpretação de texto pode ser mais burra e ao mesmo tempo mais arrogante que as ideias dos teólogos liberais. Ora, o seu texto não deve ser interpretado de acordo com as minhas crenças e minhas ideias, e sim de acordo com as crenças e ideias do autor. E não foi no seminário que aprendi isso, mas nas aulas de língua portuguesa e literatura do ensino fundamental. Gente, isso é óbvio demais!
Porém, apareceram no cenário teológico brasileiro uns caras pirados que querem interpretar a bíblia a luz das suas crenças, e que negam (ou na melhor das hipóteses, reinterpretam) o sentido do pecado, da salvação, da vida eterna em Cristo, e alguns chegam a negar a morte vicária (morte pelos pecados) de Jesus, bem como o seu nascimento virginal.
Alguns destes caras, com seus corações dominados por pressupostos mundanos, praticam uma exegese afeminada e começam a chamar Deus de mãe! Segundo eles, a paternidade de Deus é o reflexo de um principio machista que predomina nas culturas antigas, mas agora, os suprassumos da intelectualidade pós moderna, pastores fracassados que abdicaram da teologia bíblica em virtude de seus pecados e que agora ficam posando de filósofos existencialistas quando na verdade sequer conhecem a obra de Sartre ou Kiekgaard, bagunçam ainda mais o coreto evangélico nacional, pregando uma teologia do Deus “maricas”.
Sinceramente, creio que alguns pastores ao invés da “Água Branca”, andam tomando água turva nas fontes seculares do paganismo pós-moderno, e na tentativa de ser relevantes, acabam pagando de palhaços aos olhos de quem tem o mínimo de conhecimento teológico-filosófico e um pouquinho de discernimento. Outro, ao invés de dirigir os pecadores à Casa de Misericórdia (pois este é o significado da palavra “Betesda”), ensina as pessoas a confiarem num Deus fracassado e trapalhão que há muito tempo atrás perdeu as rédeas do Cosmos e agora deposita toda a sua fé em gente miserável e pecadora como nós. Sim, já não é o homem que tem que depositar sua fé em Deus, mas Deus é que tem que acreditar no homem.
Percebeu o grau da loucura destes pastores?
Seus sermões trazem um pouco de tudo, porque eles são bem ecléticos em suas crenças. De um modo inexplicável, estes dois pastores conseguem reunir o que há de pior em cada sistema teológico, bater tudo no liquidificador, acrescentando ao final uma colher de Open Theism, e assim fazem a sua omelete epistemológica.
Mas esta omelete liberal e neoarminiana tem dado indigestão em muita gente, e penso que é tempo de focar nossa munição em denunciar estes bebês chorões, quase sempre deprimidos em seus artigos, que reclamam de tudo, pregam contra a injustiça social e a disparidade dos povos, mas retiram dos crentes o que eles tem de mais precioso: “A crença em um Deus soberano e criador, o qual tem todas as coisas sob controle, que intervém diretamente na história, fazendo com que todas as coisas cooperem para o bem dos que lhe amam, e dos que por seu divino decreto foram chamados”.


Quem lê, entenda.

Fonte: Ministério Batista Beréia


 Eu tenho uma dúvida que não consigo resolver! Porque os liberais se chamam cristãos? ora o pensamento deles são totalmente o oposto do pensamento cristão, acho que eles se chamam cristãos para fazerem raiva e atrapalhar o cristianismo, só pode...