segunda-feira, 11 de abril de 2011

GLORIFICA A DEUS E SE ALEGRAR NELE




 
Catecismo maior de  Westminster
1. Qual é o fim supremo e principal do homem?
Resposta. O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.
Rom. 11:36; 1 Cor. 10:31; Sal. 73:24-26; João 17:22-24. 









Bom, quero dizer que como todo bom puritano, gosto muito da Confissão de fé, e dos catecismos de Westminster.  E a primeira pergunta ( é a mesma para ambos os catecismos) nos falam de um assunto muito importante para a vida cristã: glorificar Deus e se alegrar nele. Esse é um dos meus assuntos favoritos. 
                             GLORIFICAR A DEUS

Primeiramente quero dizer, que tudo o que não glorificar a Deus é pecado. Penso que é por isso que são Paulo diz que não á ninguém que faça o bem. Estava conversando com um arminiano ( ele é um pouco humanista) e disse para ele, que ninguém faz o bem, ele me respondeu que como eu explicaria um médico que  salva vidas e não é um cristão, respondi que a bíblia falava isso e tudo o que a bíblia fala é correto. Agora vejo respondi mal, eu deveria ter respondido que tudo o que não glorifica a Deus é pecado. Se você come e não glorifica a Deus está pecando. 
Uma de minhas razões para crer nisto encontra-se em 1 Coríntio 10.31: “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”  É pecado desobedecermos este mandamento das Escrituras? Sim.  Os incrédulos não fazem nada para a glória de Deus, logo eles passam o tempo todo pecando, não fizeram nada na vida que não seja pecar.
Antes que alguns comecem a dizer que entretenimento é pecado, a bíblia também fala sobre glorificar a Deus por meio da diversão (sadia): 1 Timóteo 4.3-5: ‘’[alguns] proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.’’. Mas é claro  ter vicio, o entretenimento ter importância na sua vida, a alegria da pessoa está naquilo e não em Deus, isso tudo  não glorifica A Deus, tudo isso é pecado, bem como a pessoa não guardar o domingo por causa de entretenimento. Podemos glorificar á Deus com diversão, se agradecer a ele por aquele momento de divertimento, sempre tendo em mente que aquilo não é a alegria, não é o prazer, pois o prazer é Deus!
Uma boa maneira de glorificar a Deus é sem dúvidas estudando. Eu não tinha o hábito de estudar, o resultado é que eu era horrível em vários aspectos do conhecimento, sobretudo em cálculos e na escrita. Admito que tenho que estudar mais, mas já melhorei consideravelmente. Deus é glorificado quando seus servos são cidadãos exemplares, Deus é glorificado quando trabalhamos e estudamos mais e melhor.
                               A ALEGRIA EM DEUS

A alegria em Deus é muito importante, por três motivos: Deus é mais glorificado quando estamos satisfeitos nele, servirmos melhor A Deus quando estamos satisfeitos nele, e porque Deus nos quer felizes.

Bem o mundo não conhece a verdadeira alegria, pensam que a alegria é coisas como: imoralidade sexual, baladas e outros espetáculos imorais, vícios e etc. Bem na verdade isso não passa de tristeza, as pessoas acham isso divertido porque os homens não passam de vermes pecadores. A verdadeira alegria é glorificar A Deus. Deus é o manancial de águas vivas, e nós vermes pecadores, cavamos cisternas rotas que não retêm água (Leiam Jeremias 2,13). Somos como uma criança que prefere fazer bolinhos de areia com lama suja de uma favela, do que fazer os bolinhos com areia de uma praia limpa. Nós, os cristãos sabemos disso, e preferimos o manancial, preferimos o bolinho com areia da praia, nós se alegramos em Deus. Porém, acontece uma coisa que me deixa raivoso comigo mesmo: às vezes preferimos o pecado. Eu tenho vontade de me bater quando eu peco, não porque eu seja a favor de penitência (que é um erro teológico grave, pois nossos pecados já foram pagos) é que eu fico com raiva de mim mesmo. Penso como eu abomino tanto aquilo, como aquilo provoca tanta tristeza, mas eu ainda peco, é um absurdo!
Quando estamos muitos satisfeitos em Deus, tendemos a cantar louvores á ele. A verdadeira adoração acontece quando estamos tão satisfeitos em Deus que nós o louvamos. O louvamos porque o amamos mais do que o amar normal, esse amor que termos por ele transborda o nosso ser, não conseguimos ficar sem adorá-lo.
Deus é irresistível, não tem nada mais prazeroso do ele, glorificar a ele é a melhor coisa que o homem pode fazer, pois é a única coisa realmente prazerosa.     

  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário