quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Graça De Deus: Uma Graça Irresistível


23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
24 Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
1 corintios, 1: 23-24



Bom, essa passagem como várias outras do novo testamento fala sobre um chamado de Deus, observe que Paulo está excluindo os não salvos dos chamados. Primeiramente ele diz que cristo crucificado é loucura para os gregos e escândalo para os gentios, depois diz que
- ‘’Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Penso que esse versículo ensina que os que são chamados entenderão o evangelho enquanto os que não são chamados não entenderão o evangelho ( leiam os versículos anteriores, Paulo viram falando sobre a rejeição de cristo) aqueles que não são chamados verão cristo crucificado como escândalo e loucura.
   Outra coisa que aprendo no versículo 23 é que o mundo realmente acha cristo crucificado como escândalo e loucura. Ora uma coisa é gosta de assistir á um filme na sexta feira de páscoa, outra coisa é crê no cristo ressuscitado( crê que o homem é totalmente depravado e precisa de Deus). Quando eu falo crê estou me referindo a verdadeira fé, a fé que salva, a fé que nos faz a cada dia se alegrar e glorificar a Deus, a fé que produz santidade. Uma fé sem santidade e sem alegria em Deus é uma fé morta. Voltando a falar sobre a rejeição de cristo por parte dos homens, quero dizer que se você analisar os fatos judeus e gregos simbolizam todas as pessoas, gregos podem simbolizar os descrentes, os céticos que pensam que são sábios ( e etc.) ,  enquanto os judeus podem simbolizar as pessoas religiosas e também pessoas mais simples (e etc.) dei esses exemplos para mostrar como judeus e gregos são abrangentes.  Bem o fato é que o mundo em si rejeita o Cristo crucificado, as pessoas não entendem que todo mundo é pecador, que todo mundo merece o inferno, não entendem a malignidade do nosso pecado, não entendem que o unigênito de Deus ( que também é Deus) veio aqui morrer para leva todos os seus imundos pecados. Muitos são como os fariseus que não entenderam que eram tão pecadores como uma prostitutas,  muitos são como pseudo-intelectuais que não entendem como cristo pode ter sido crucificado e depois ressuscitado, muitos não entendem que o homem não passa de uma criatura imunda e acabam não acreditando em cristo crucificado, muitos dento da igreja pensam que a cruz mostra como o  homem é valoroso e não como é depravado, enfim existe várias formas de negra o evangelho de cristo crucificado.
    
   Bem quando Deus nos chama ele nos faz nascer de novo, ele chama o pecador que está morto em seus delitos e pecados, é isso que a história de lázaro ensina. Jesus não ressuscitou lázaro por diversão, ele tinha um propósito que era mostra como ele salva o pecador. Lázaro estava morto havia 4 dias, ele não tinha morrido á poucos instantes, fazia um certo tempo de sua morte. Lázaro simboliza todos nós pecadores, não foi em vão são Paulo disse que todos somos mortos em nossos delitos e pecado. Um morto não pode escolher ressuscitar, isso seria loucura, mortos não podem fazer escolhas, pois estão mortos. Por isso temos que nascer de novo, não de sangue nem de carne, mas de Deus. Se uma pessoa diz que crê que somos mortos em nossos delitos e pecado e que termos que nascer de novo, porém diz que o homem tem essa escolha ( imagine uma pessoa escolher nascer de novo, ou um defunto escolher voltar á vida, isso é loucura ) não entendeu o evangelho,  na verdade sem perceber está fazendo como Nicodemus.
   
    
    ‘’20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.’’ Apocalipse 3:20

   Alguns arminianos gostam de usar essa passagem contra a graça irresistível. Porém analizada cuidadosamente vai chegar a conclusão que essa passagem combate o ensino arminiano e argumenta contra o hipercalvinismo . Ora os arminianos irão discordar de Paulo quando o mesmo explicitamente disse que os chamados serão salvos, e os hipercalvinistas irão discordar que Jesus bate a porta. Observe também que a pessoa que abrir a porta vai escutar a voz de Jesus. Penso que essa passagem ensina que as pessoas que escutam o evangelho, Jesus bate na porta, porém Jesus só vai chamar de fato ( como chamou Lázaro)  os salvos. Acredito que também existe um chamado que não é eficaz, porém esse chamado não é como o chamado de Lázaro, e sim com bater na porta da casa de um morto, onde ele nunca irá abrir 

Nenhum comentário:

Postar um comentário