terça-feira, 19 de abril de 2011

O Plano de Desenvolvimento de Vida do cristão



     Bom, hoje tive uma aula de uma disciplina chamada formação cidadã. E o tema de hoje foi sobre Plano de desenvolvimento de vida (nas aulas dessa disciplina lemos textos sobre vários assuntos, ligadas a formação do cidadão). Depois de ler o texto cada pessoa tinha que fazer algum comentário sobre o texto. Falei que o caminho da felicidade é Jesus (o texto também falava um pouco sobre felicidade) e que o meu plano de desenvolvimento de vida era a bíblia. Minha resposta foi muito boa, pois defendi que a alegria consisti em Deus, e que a bíblia era o padrão que devemos guia nossas vidas. Mas depois me arrependi eu poderia ter respondido melhor (eu sou mestre em pensar a melhor resposta depois), acho que seria melhor e causaria mais impacto se eu tivesse respondido assim: ''meu Plano de desenvolvimento de vida é glorificar a Deus e se alegrar nele para sempre''
        

                                      FILIPENSES 1: 20-21
         
         '' 20 Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. 
         21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. '' 


   Nessa passagem vemos que a vida do apóstolo Paulo está preocupado com uma coisa: glorificar a Deus. São Paulo queria que Deus fosse glorificado, não importa se ele tinha que morrer ou ficar vivo, o que importa é que Deus seja glorificado. O apóstolo Paulo tinha como plano de vida glorificar a Deus, e esse deve ser o plano de vida de todo cristão. Sonho em um dia poder dizer do mais intimo do meu ser: ''não importa que eu esteja vivo ou morto, o que importa é glorificar a Deus e para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro''. 
   Penso que temos que ter uma alegria tão forte de glorificar a Deus, que ele passa a ser o nosso viver. A nossa vida agora não é mais uma vida desperdiçada, antes é uma vida cheia de alegria. A nossa vida passar a ter um só objetivo: glorificar Deus. Passamos a estudar para glorificar a Deus, comemos para glorificar a Deus, bebemos para glorificar a Deus, se divertimos para glorificar a Deus, trabalhamos para glorificar a Deus, dormimos para glorificar a Deus, respiramos para glorificar a Deus, sofremos para glorificar a Deus e morremos para glorificar a Deus. 
   É incrível como o apóstolo Paulo tinha um só objetivo que era glorificar a Deus. Ele não estava ligando para nada, ele queria apenas glorificar Deus 
    O mundo pode até se perguntar: ''mas porque devo glorificar a Deus e não ser feliz? Que Deus amoroso é esse que tira a nossa felicidade para que seja glorificado em nós? ''. A minha resposta é que a alegria consiste exatamente em glorificar a Deus, penso que a palavra alegria significar glorificar a Deus. Não existe prazer no pecado, na verdade esse prazer que as pessoas pensam que sentem não passa de engano. Os não eleitos nunca tiveram e nem vão ter um momento de alegria, pois nunca glorificaram a Deus, ou seja, em toda a sua vida não fez nada além de pecar.
     Pode surgir a pergunta que porque Deus busca se glorificar? A minha resposta é certa que se pode fazer e que Deus é a única fonte de alegria. Deus se glorificar, que glorificar a Deus é a única coisa, pois Deus é feliz. Se Deus não se glorificar-se ele não seria feliz, ele ao menos seria Deus. O problema que as pessoas sentem nessa questão é que elas são muito humanistas, são homocêntricas. Não conseguem enxergar que Deus é o Deus soberano, é o Deus onisciente, onipotente, o santo dos santos, o começo e o fim de todas as coisas, que sem ele não somos nem mesmo existiríamos (e etc.). Deus é digno de toda honra e todo louvor, tudo o que não glorificar a ele é pecado, e Deus é sem pecado, logo ele sempre vai se glorificar.
        Para terminar quero dizer que o nosso planejamento de vida deve ser sempre glorificar a Deus, e que a alegria consiste exatamente em glorificar a Deus. Creio que Deus agiu de modo sobrenatural hoje quando eu tive uma aula com esse tem, talvez não para que eu falasse isso para a minha sala, mas para que escrevesse no Blog, e quem sabe amigo leitor esse tópico que não iria existir se não fosse a aula, foi importante para você?


       Aqui está uma pregação do Piper muito boa, que fala sobre o assunto:
              



    vejam também esses videos aqui:
http://voltemosaoevangelho.com/blog/2011/02/john-piper-plena-satisfacao-em-deus-completo/

Um comentário: